Confira a primeira parte e a segunda parte

Certamente você já deve ter ouvido falar de jejum intermitente. Atualmente ele é um dos trends mais populares na vida fitness. As pessoas estão usando ele para perder peso, melhorar a saúde e simplificar o seu estilo de vida. Muitos estudos mostram que ele pode ter efeitos poderosos no seu corpo e no cérebro e pode até te ajudar a viver mais. Para te ajudar a entender um pouco melhor o que é o jejum intermitente e como ele funciona, montamos um guia para iniciantes dividido em três partes, que irá ao ar por três segundas-feira.

Perguntas frequentes sobre jejum intermitente

  • Posso tomar líquidos enquanto jejuo?

Sim. Água, café, chá e outras bebidas não calóricas podem ser consumidas no período do jejum. Mas não coloque açúcar nem no café nem no chá. Manter o corpo hidratado é muito importante em ambos os períodos: o de jejum e o de comer.

  • É errado pular o café da manhã?

Não. O problema é que a maioria das pessoas que não toma café da manhã, segue um estilo de vida que não é saudável. Se você comer alimentos saudáveis durante o dia, não há problema algum em pular o café.

  • Posso tomar suplementos enquanto jejuo?

Pode. Porém lembre-se que alguns suplementos como as vitaminas, funcionam melhor quando você está comendo.

  • Posso ir na academia enquanto jejuo?

Pode sim. Porém não exagere caso sinta tontura ou algo do tipo.

  • O jejum pode causar perda muscular?

Todos os métodos de perda de peso podem levar a perda de músculo. Por isso é muito importante que você faça musculação e consuma muita proteína. Um estudo mostrou que o jejum intermitente causa uma perda de músculo menor do que outras dietas.

  • O jejum intermitente vai desacelerar meu metabolismo?

Não. Estudos mostram que se tratando de efeitos de curto prazo, o jejum intermitente até pode acelerar o metabolismo.

Orange cooking time on the floor drawing

Como começar?

Existem grandes chances de você já ter feito jejum intermitente na sua vida. Se você já jantou, dormiu até tarde e não comeu almoço, existem grandes chances de você ter ficado umas 12+ sem comer. Na verdade, muitas pessoas fazem suas refeições desse jeito, porque não sentem fome pela manhã. O método mais simples de jejum intermitente é o de jejuar por 16 horas e comer por 8, jejuar por 16, comer por 8… Esse método é uma boa maneira de começar!

Se você achar que o método 16/8 é fácil demais para você, pode tentar o método 24-horas de jejum 1-2 vezes por semana ou comer 500-600 calorias 1-2 dias da semana. Outro método é jejuar quando você sentir que é conveniente. Pular refeições algumas vezes quando você não está com fome é um método de jejuar também. Lembre-se que você só deve comer quando sentir fome!

Você deve tentar jejum intermitente?

O jejum intermitente é uma estratégia de estilo de vida que pode melhorar sua saúde. Comer comida de verdade, se exercitar e dormir de maneira adequada ainda são as três coisas mais importantes que você pode fazer. Se você não gosta da ideia de jejuar, não precisa jejuar. Apenas continue fazendo o que funciona para você. Afinal, não existe uma solução que funcione para todo mundo. O jejum intermitente pode ser bom para algumas pessoas e péssimo para outras. A única maneira de saber se ele funcionará para você, é tentando. Se você se sente bem jejuando e acha que isso é uma coisa sustentável para a sua vida, então pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para perder peso e melhorar sua saúde.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org