Sair para correr ajuda você a reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e é excelente pra circulação, e de acordo com uma recente pesquisa, pode fazê-lo viver mais.

Correr é, talvez, o exercício mais barato que exista, além de ser um dos de mais fácil execução, e segundo uma pesquisa¹ divulgada pela revista Progress in Cardiovascular Desease, quem corre vive em média três anos a mais que a média – qualquer pessoa, incluindo fumantes, alcoólatras e obesos, apesar de suas condições, de acordo com a publicação, tem de 25% a 40% menos chance de morrerem jovens.

Outros benefícios pra quem corre incluem altos níveis de desenvolvimento aeróbico, níveis baixíssimos de gordura corporal e cinturas muito menores – tudo isso comparado com quem pratica outros exercícios, como caminhadas, ciclismo ou natação. Os autores da pesquisa citada acima, ainda salientam que correr por 25 minutos é mais eficaz do que uma caminhada de 105 minutos, e que corridas lentas e de pouca duração também surtem efeito: em outra pesquisa anterior, eles descobriram que corridas de 10 minutos por dia, pelo menos três dias por semana, a uma velocidade menor do que 7 km/h, já é o suficiente pra reduzir pela metade o risco de desenvolver uma sem fim de doenças cardíacas, além de promover melhoras consideráveis em nossa condição física.

Há quem diga que os problemas no joelho causados pela corrida sejam os grandes vilões por trás de sua prática, mas os pesquisadores indicam que a prevenção é muito mais simples do que parece: escolher um bom tênis, aprender a posicionar o pé de forma correta e coordenada, além de optar por terrenos planos, já é o suficiente. Angelique Brellethin, uma das autoras, diz ainda que a história de que correr ajuda no desenvolvimento de osteoartrite não passa de lenda urbana.

Então que tal começar a correr? Você precisa apenas de algo entre 30 e 60 minutos por semana. Aproveite o final de semana e saia de casa. Para ajudá-lo, separamos abaixo alguns posts anteriores sobre o tema.

 

¹ Para acessar a pesquisa citada no texto (em inglês), clique AQUI.

 

Fonte da Imagem: skeeze/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org