the-lilypad

Estar consciente é uma atitude particular de dar atenção ao momento presente, usando técnicas de meditação, respiração ou yoga. Ajuda-nos a tomar mais consciência dos nossos pensamentos e sentimentos para que, em vez de sermos dominados por eles, nós sejamos mais capazes de gerenciá-los.

Atividades que fazemos sem dedicarmos atenção ao momento presente:

  • Correr para concretizar qualquer atividade sem estar atento durante a execução;
  • Engolir a comida rapidamente (geralmente excessiva) enquanto assiste à televisão ou conversa sem estar atento ao processo de comer;
  • Inabilidade de perceber os sentimentos, a tensão física ou desconfortos sutis experimentados a cada dia;
  • Quebrar ou deixar cair coisas, sofrer incidentes ou esquecer-se de alguma atividade que teria que atingir, por negligência ou por estar pensando em outra coisa;
  • Se vê falando sozinho ou, por vezes, ininterruptamente pensando no passado ou no futuro, impossibilitado de desfrutar o momento presente;
  • Julgar o que nos acontece (como bom ou ruim) e, em seguida, manter ou desistir de algo.

Alguns números crescentes de estudos científicos estão demonstrando os benefícios de estarmos conscientes para muitos aspectos de nossas vidas, incluindo nosso bem-estar físico e mental, relações pessoais e bom desempenho nos estudos e trabalho. Aparentemente, os benefícios são para todos, de crianças a idosos.

3 Dicas de como melhorar a atenção ao momento presente:

  • Pare entre uma ação e outra – faça uma pausa ao ouvir o som do telefone tocando antes de atendê-lo. Faça uma pausa para sentir a maçaneta da porta de sua casa antes de abri-lo no final do dia. Faça mini pausas entre as ações no seu dia, isso ajuda a limpar a sua mente, e assim fornecer energia renovada para a próxima tarefa.

 

  • Ouvir Consciente é um ato de amor – ouvir em essência – muitas vezes, nós não estamos focados em ouvir a outra pessoa em essência; ficamos aprisionados em nossa própria vibração da mente. Julgamos na maioria das vezes aquilo que ouvimos e consequentemente sempre queremos interferir com o que achamos serem verdades. Da próxima vez que você estiver com uma pessoa querida ou colega de trabalho, tente usar seu tempo como um exercício de atenção plena. Não basta ouvir as suas palavras; realmente ouvir o que eles estão dizendo. Concentre toda a sua atenção na outra pessoa. Você vai se surpreender com o poder de ouvir; é um ato de amor e bondade. As pessoas apreciam profundamente quando você realmente ouve. Você também vai descobrir que eles vão ouvi-lo mais plenamente quando você fala.

 

  • Transforme as atividades de casa em práticas prazerosas – transforme suas tarefas domésticas comuns em sessões de atenção plena. Para muitos de nós, o trabalho doméstico ocupa bastante tempo de nossas vidas. Em vez de pensar nisso como apenas uma tarefa chata, a tarefa pode se torna um ritual consciente. A próxima vez que você for preparar o jantar ou simplesmente passar roupas concentre toda a sua consciência na tarefa, no momento presente. Envolva-se totalmente no que você está fazendo e não apenas nos seus pensamentos ou apenas apressando-se para finalizar a tarefa. Por exemplo, se estiver passando a roupa, perceba como você dobra as roupas, não se apresse no ato em si, simplesmente se dê conta que está fazendo. Observe a sensação e as texturas dos tecidos – sinta o cheiro. Preste atenção aos padrões e cores e a forma como eles são. Faça de forma prazerosa e se envolva com atenção plena, atenta a cada dobra.

Desta forma, cada pequeno ato se torna um ritual sagrado. Ele mantém você em sintonia com o momento, com você mesmo, o seu espaço e até mesmo o mundo ao seu redor, tudo funcionando em harmonia.

Estar consciente do agora é algo que — no presente mundo sempre entravado e multitarefa — poucos de nós cultivamos naturalmente. Mas isso é algo que todos podem aprender e se favorecer. É simples, mas pode parecer difícil até que você aprenda. É por isso que envolve prática.

A seguir, elaborei um mini-planner para te ajudar a observar e escrever esses momentos que irá desenvolver a partir da tomada de consciência de como é viver o momento presente de forma plena. Escreva todos os seus insights e pratique!

:: mini-planner

 

 

Com amor,

Lane Lucena

…………

Missão do Viva Sua Essência: Despertar o autoconhecimento, autorrealização, transformação e superação.

 

Apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, formada em gestão comercial, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental, psicanalista clínica em formação, idealizadora do Viva Sua Essência e coach de vida. Colunista de paixão do Medictando.com. Criadora do “Curso EscrevArte – A arte de escrever” –  que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se”.

Banner do site Reinehr.org