Vivemos em tempos modernos e rápidos, onde tudo tem uma solução mirabolante. São aplicativos, máquinas, dispositivos que resolvem os mais diversos tipos de problema, trazendo conforto para nossas rotinas e mais dinâmica para nossas vidas.

Com o mundo globalizado, os contatos, e-mails, mensagens de whatsapp são imediatos. Pense: não muito tempo atrás, talvez três ou quatro décadas, antes da internet existir, nós enviávamos cartas, sabíamos do tempo que ela demoraria para chegar e aguardávamos as respostas vivendo nossas vidas.

Hoje em dia, 24 horas pra uma resposta já parece ser tempo demais.

Estamos perdendo nossa capacidade de esperar o tempo das coisas.

Com isso, esquecemos que as realizações na vida também demandam tempo, não existe aplicativo para acelerar um processo de amadurecimento, de luto, de aceitação, de despertar da consciência. Mesmo tendo mais ferramentas, ainda assim, existe o tempo humano das coisas, o tempo individual de cada um para cada questão que a vida nos traz.

Hoje, temos muito mais ferramentas. Conceitos como a psicologia positiva, algumas terapias complementares, estudos e mais estudos sobre bem-estar são recentes, chegaram com os avanços de tecnologias. Mesmo a ciência da meditação, apesar de  ser um conhecimento milenar, como ferramenta de gerenciamento emocional ainda é relativamente nova. São 20, 30 anos, que dentro da história da humanidade, é apenas um sopro de tempo.

E, mesmo com as ferramentas, os processos continuarão tomando seu tempo individual para acontecer. Precisamos entender e respeitar nosso próprio tempo para conseguir diminuir nossa ansiedade de solucionar todos os nossos problemas de uma vez. Não existe fórmula mágica e não existe vida sem desafios. Aceite suas dificuldades assim como você aceita suas realizações.

E como fazer isso?

Utilizando exercícios de meditação, respiração, coaching, terapias, da melhor forma possível, mas lembrando que eles existem para ajudar a solucionar, para abrir caminhos e não para trazer a solução imediata. O conhecimento que ganhamos com eles expande nossa visão e nos ajuda a clarear os caminhos. O estado de presença que a meditação nos traz, nos dá energia, clareza e poder sobre as nossas próprias ações no agora. Pois conseguimos agir somente no agora! O passado é aprendizado e ao futuro pertencem nossas melhores intenções de que tudo vai dar certo. Mas isso só virá com o tempo e esse continua sendo o mesmo desde sempre.

Palavras de ordem para tempos modernos: mais calma e mais paciência.

Carpe diem. Aproveite o dia. Aproveite o momento, pois ele passa no piscar dos olhos.