A atenção plena é um estado mental que se distingue pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa maneira aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente, ou seja, todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção que são percebidas e aceitas como elas são. O treinamento e aprendizado dessa forma de atenção, geralmente se por meio de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações, fortalecendo as vivências.
“Atenção Plena”, basicamente é focar a atenção no momento presente e aceitá-lo sem julgamento, simplesmente sentindo esse momento de forma neutra e imparcial. No primeiro momento, parece algo comum, inconsequente e sem propósito. Mas, quando realizada de forma continuada, tem comprovado – inclusive com fundamento na pesquisa científica – que ela pode ser um elemento-chave para o bem-estar, saúde mental e felicidade em geral.
O cultivo da atenção plena tem raízes no budismo, mas a maioria das religiões contém algum tipo de oração ou prática de meditação que apoia a levar seus pensamentos das preocupações habituais para uma contemplação do momento e uma visão mais ampla da vida. Para a medicina tradicional, ela tem demonstrado que pode apresentar melhorias significativas nos sintomas de incômodos e desconfortos tanto físicos quanto psicológicos, além de alterações positivas nas atitudes e comportamentos e nos hábitos em termos de saúde.
Como a atenção plena contribui para a felicidade?
A atenção plena contribui de várias formas. Para começar, estar plenamente atento torna mais simples desfrutar os prazeres da vida à medida que eles acontecem, ajuda você a se envolver totalmente nas atividades e cria uma capacidade maior de lidar com momentos difíceis. Além disso, ao vivenciarem o aqui e o agora, muitas pessoas que praticam a atenção plena avaliam que são menos predispostas a ficar presas ou angustiadas com preocupações futuras ou remoendo fatos sobre o passado, incomodam-se menos com as inquietações sobre a autoestima e são mais capacitadas de estabelecer relações com os outros.
Práticas de atenção plena
Existem muitas formas de praticar a atenção plena, no entanto o objetivo de qualquer prática de atenção plena é alcançar um relaxamento focado ao prestar atenção livremente nos pensamentos e sensações, sem julgá-los. Isso permite que a mente experimente o momento presente.
Cultive a atenção plena de maneira informal
Além da meditação formal, você também pode cultivar a atenção plena de maneira informal, concentrando a atenção em suas sensações a cada momento durante as atividades cotidianas. Isto é feito fazendo-se uma coisa de cada vez e dando-lhe toda a atenção. Enquanto você estiver com seus filhos, fazer tarefas domésticas ou comer uma maçã, por exemplo, desacelere a ação e esteja completamente presente logo que se envolva com todos os seus sentidos.
Aprenda a viver o momento presente
Um enfoque menos formal para a prática da atenção plena também pode auxiliar a permanência no presente e participação plenamente da sua vida. Você pode escolher qualquer atividade ou momento para praticar a atenção plena sem formalidades, esteja comendo, tomando banho, andando ou brincando com um filho.
Vamos praticar?
* Inicie trazendo sua atenção para as sensações corporais;
* Respire pelo nariz, permitindo que o ar vá para a parte inferior da barriga. Deixe seu abdômen se expandir plenamente;
* Agora respire pela boca;
* Observe as sensações de cada inspiração e expiração;
* Avance nessa atividade lentamente e com a firme intenção de concluí-la;
* Envolva seus sentidos plenamente. Note cada visão, toque e som de forma que você saboreie todas as sensações;
* Quando notar que sua mente escapou do que estava fazendo, traga suavemente sua atenção de volta para as sensações do momento.
Disponibilizamos um teste para medir o nível de atenção plena: A MAAS (Escala de Consciência sobre a Atenção Plena) é uma escala de 15 itens criada por Brown & Ryan (2003) para acessar as características principais da predisposição à Atenção Plena, quer dizer, consciência aberta e com atenção ao que está acontecendo no momento presente de cada pessoa. A escala, que demonstra fortes propriedades psicrométricas, está sendo validada por amostras feitas em universidades, com grupos em geral. Estudos correlatos, quase experimentais e de laboratório demonstram que a escala MAAS toca em uma qualidade singular da consciência que está relacionada, e que prevê uma variedade de construções de auto-regulamento e de bem-estar.
e descubra se você vive o momento presente com Atenção Plena.
Com amor,
Lane Lucena
❤❤
…………
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e coach de vida e escrita. Criadora do “” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “”.
Estou gostando muito de participar desta atividade sobre atenção plena. Tenho muita dificuldade de concentração e com estes exercícios já estou conseguindo uma melhora. Não consegui visualizar onde está o audio sobre “escutar”. Estou praticando os outros, a partir de “apreciar”. Gratidão por permitir que eu participe desta atividade. Está me ajudando muito.
Que maravilha Ângela Brandão.. Onde você acessou os áudios para que eu possa te ajudar? Super beijo..
Boa noite Lane, eu acessei os áudios no e-mail do dia 01/05. Medictando: Subscrição confirmada. Ali tem vários áudios, começando pelo número 2.
Agradeço pela atenção.
Beijos.
O título é “Viva sua essência Plenamente: 30 dias de prática”
Beijos.
Angela
Então Ângela, são dois e-mails, um com a introdução + a práticas#1 e o outro com mais 6 áudios. Dúvidas, me fale. Um abraço.
Creio que esse Site caiu do céu pra mim muitíssimo obrigado!
Bem-vindo Benedito.. ♥️