alimentosorgânicos

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas uma criança de cinco anos de idade já ingeriu além da quantidade aceitável de agrotóxicos de uma vida inteira. Essas substâncias, os pesticidas e agrotóxicos bloqueiam parte da produção dos antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres, ou seja no combate ao câncer.

Você já se perguntou qual a origem do aumento da incidência de câncer que cresce de maneira alarmante nas ultimas décadas?

Transgênicos, pesticidas e agrotóxicos, utilizados em larga escala na agricultura atual que visa primeiramente lucro estão ligados ao aumento de certos tipos de câncer como linfoma, câncer de mama, leucemia, útero e próstata.

O que pode ser considerado um produto orgânico?

É todo produto animal ou vegetal, obtido sem a utilização químicos, sintéticos ou hormônios que estimulem o seu crescimento de forma não natural. No caso das plantas o solo é o seu suporte, é a base de seus nutrientes, portanto só pode ser considerado orgânica a planta cultivada em um solo livre de agrotóxicos, pesticidas adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação deve ser feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou qualquer outra droga como por exemplo antibióticos.

Produzidos a partir do petróleo ou de moléculas químicas chamadas de polímeros, os agrotóxicos são utilizados na agricultura desde 1960, com o intuito de aumentar a produção de alimentos, episódio conhecido como revolução verde, mas os estudos com relação ao impacto dessas substancias tanto no meio ambiente e na saúde dos consumidores é relativamente recente. Além de danos a saúde os agrotóxicos causam doenças nos agricultores que os manipulam, essas substancias não-visíveis são criadas em laboratório para combater fungos, bactérias e pragas além de deixar os alimentos maiores bonitos e atraentes. Essas substancias químicas podem ser transmitidas inclusive pelo leite materno.

Em países como a Holanda desde 1970 o uso dos agrotóxicos nas lavouras é bastante controlado, além de o consumidor poder escolher se quer comprar um alimento orgânico ou um alimento convencional, cultivado com agrotóxicos.

E qual a solução para este problema!?

A solução é simples, todo e qualquer mercado funciona pela lei da oferta e da procura se nós, os consumidores buscarmos pelo mercado de produtos orgânicos a tendência é não existir mais agricultor produzindo com agrotóxico.

Coma alimentos completamente naturais em prol do meio ambiente, já que os fertilizantes químicos e agrotóxicos contaminam o solo, os lençóis freáticos e os rios e a perpetuação desses agentes geram efeitos cumulativos capazes de afetar toda a vida no planeta, pondo em xeque a biodiversidade e a própria existência humana.

 

 

 

 

Fontes de pesquisa:  https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/cap_04_veneno_ou_remedio.pdf

Revista Vegetarianos, edição 41.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!