foto 600x300
O câncer tem aumentado de maneira significativa no último século, acredita-se que esse aumento pode estar relacionado a aspectos como urbanização, poluição, alimentos industrializados, transgênicos e pelo uso de agrotóxicos.

A mortalidade associada ao câncer é maior em países desenvolvidos que em países em desenvolvimento. Além disso, algumas formas específicas de câncer, como o de cólon e reto, próstata e mama, são mais frequentes em países desenvolvidos, enquanto outras, como de estômago, esôfago e colo de útero têm maior incidência nos países em desenvolvimento.

Algumas modificações na alimentação podem prevenir diversos tipos de câncer:

1- Reduza o máximo possível o consumo de alimentos industrializados, consuma alimentos orgânicos.

2- Aumente o consumo de vegetais, frutas e cereais integrais, devido a substâncias como os antioxidantes que são aliadas no combate e na prevenção do câncer.

3 – Inclua o alho na sua dieta, ele possui ingredientes ativos como alicina que ajudam a conter a propagação do câncer além de sua poderosa ação anti-inflamatória.

4- Não se esqueça da importância dos vegetais verde escuros como o brócolis por exemplo, ele é uma excelente opção no combate ao câncer. Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença.

5- Coma se possível quatro rodelas de tomate por dia. Ah viva o tomate! ( se for orgânico claro! ). Rico em flavonóides, substancias que são aliadas no combate ao câncer de pulmão e próstata.

6- E como já citada em posts anteriores, vale lembrar da importância da cenoura, ela possui carotenoides, que atuam no combate aos radicais livres, grande aliada no combate e prevenção do câncer de mama.

Em síntese a dieta anti-câncer deve ser rica em alimentos frescos , naturais e não industrializados.

Além disso mantenha seus exames periódicos em dia, opte por uma vida tranquila e pratique exercícios físicos respeitando sempre as limitações do seu corpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes de pesquisa: Revista Molecular Nutrition & Food e Biblioteca Virtual da Saúde.