Existem pelo menos oito sintomas que são comuns a pessoas que possuem vício em comida. Confira quais são eles, quatro hoje e o restante na semana que vem.

Sentir desejos, mesmo que tenha comido o suficiente

Não é incomum sentir desejos de comidas – especialmente de doces – até mesmo depois de ter comido um prato cheio de nutrientes. Por exemplo se você comeu um prato rico em proteínas e vegetais, a vontade de comer sorvete aparece logo depois. Mas sentir desejo e sentir fome são duas coisas beem diferentes. Quando você está com desejo de alguma coisa você não está com fome – porque você acabou de comer um prato com quase todos os nutrientes necessários. O que você tem é uma necessidade no seu cérebro de comer algo a mais. Se esses desejos aparecem com frequência e você tem problemas em se controlar, talvez seja a indicação de que algo não natural está acontecendo. Os desejos não existem porque necessitamos de energia ou de nutrientes mas sim porque nosso cérebro está buscando algo que vá largar dopamina no seu corpo – ela funciona como uma recompensa. Portanto sempre que o desejo aparecer, tente se controlar.

Comer mais do que você gostaria

Qual é o problema em comer um pedaço de bolo de chocolate? Um pedaçinho não vai matar ninguém né? Tudo que é feito em moderação pode, correto? Isso são algumas das coisas que ouvimos quando recusamos uma comida não-saudável. Essas afirmações não estão erradas. Um pedaçinho não vai nos dar nenhum problema. O problema é que normalmente esse um pedaço vira dois, três e daqui a pouco já foi metade do bolo. Esse fenômeno do “tudo ou nada” é comum com pessoas viciadas. Não existe moderação quando você ainda está no vício. Dizer para uma pessoa viciada em açúcar para comer bolo em moderação é a mesma coisa que dizer para um alcoólatra consumir cerveja em moderação.

08-11-16-site

Comer até passar mal

Vamos dizer que você cedeu ao desejo. Agora você começa a comer pedaço por pedaço até se sentir cheio – isso se você já não estiver cheio por ter comida algo antes. Mas infelizmente não para por aí. Você continua comendo, mesmo que esteja cheio. Quando você finalmente sente necessidade de parar, você percebe que comeu demais e que está quase explodindo de tanta comida.

Se sentir culpado/a e repetir o erro

Quando fazemos algo que sabemos não ser correto – que seja contra nossos valores, princípios ou decisões – normalmente nos sentimos mal sobre isso depois. Isso é chamado de peso na consciência e é comum na humanidade. É um sentimento bom e ruim. Bom porque mostra que nos importamos com o que aconteceu. Ruim porque é um sentimento horrível de sentir. Para as pessoas que estão acima do peso e estão procurando uma força de vontade extra para controlar o consumo de alimentos não saudáveis, ceder a um desejo pode levar à peso na consciência. Nós sentimos que estamos fazendo algo errado, traindo a nós mesmos. Nos sentimos fracos e sem disciplina. E mesmo assim vamos lá e repetimos isso diversas vezes.

Se você tem qualquer um desses quatro sintomas, é um sinal que você tem problemas com comida – vício alimentares – o que não é nada bom. Portanto caso você sinta desejos o tempo todo, peso na consciência, come até não poder mais e come mais do que gostaria, procure um médico e cuide da sua saúde. Não vale a pena estragar sua vida por desejos alimentícios.

Banner do site Reinehr.org