Seu colega de trabalho não cala a boca, e-mails não param de chegar e o Facebook atualiza constantemente – existem diversas distrações que aparecem durante o dia e ceder a uma delas pode fazer ser mais fácil de ceder às outras e acabar se perdendo. Por sorte, existem algumas maneiras bem fáceis de se tornar mais produtivo(a) e focado(a). Aqui estão cinco delas:

Escute o tipo certo de música

O tipo de música que você escuta enquanto trabalha pode melhorar ou piorar a sua produtividade. Em um estudo do ano passado, quando participantes escutam músicas alegres e rítmicas, eles tem maiores chances de cooperar com colegas e de estar de bom humor no trabalho. Aqueles que escutaram músicas tristes não tinham menos chances de cooperar do que aqueles que escutaram músicas alegres mas estes, não experienciaram a produtividade que os da música alegre experienciaram.

Tenham um abajur de mesa

Se o seu trabalho requer muita concentração, talvez a culpa seja das luzes fluorescentes do escritório. Quando pesquisadores no Japão testaram a concentração de participantes em diferentes ambientes de luz, eles descobriram que tarefas feitas em luz ambiente – como a de um abajur de mesa – são feitas com 5% a mais de concentração.

Encha a sua lista de afazeres

Sabe aquele ditado “Se você quer algo feito, peça para uma pessoa ocupada”? Segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, esse ditado está correto. Uma pesquisa feita com 258 pessoas descobriu que aqueles que estavam muito ocupados também eram os mais motivados para acabar suas tarefas, especialmente se eles já tivessem perdido um deadline. Já aqueles que não estavam tão ocupados, não se sentiam tão motivados assim. Além disso, estar ocupado motiva as pessoas a fazerem as coisas mais rapidamente. Portanto tire alguns minutinhos da sua manhã para encher sua lista de afazeres.

Tenha sempre um casaco

Esfriou? Isso pode estar afetando o seu trabalho. Em um estudo feito no Japão, pesquisadores descobriram que a “satisfação térmica” – conhecida também como muito calor ou muito frio – impacta a produtividade. Aqueles que não estavam satisfeitos com a temperatura do ambiente de trabalho tinham menos chances de concluir seus trabalhos do que aqueles que estavam confortáveis com a temperatura.

Tenha uma plantinha de mesa

A natureza é poderosa, até para aqueles que passam seu dia cercados por quatro paredes. Quando pesquisadores do Michigan testaram os efeitos dos ambientes urbanos e naturais na produtividade, eles descobriram que a natureza faz as pessoas se concentrarem melhor. Mas você não precisa ficar 30 minutos caminhando na natureza para sentir os benefícios (embora essa caminhada possa só trazer benefícios e você realmente deveria considerar fazê-la). Os pesquisadores descobriram que basta olhar para foto de natureza e você já irá evitar a distração. Portanto, transforme sua mesa em uma mini floresta e seja feliz!

Créditos de imagem: g-stockstudio/Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!