Infelizmente muitas pessoas que perdem peso acabam ganhando ele todo de novo. Na verdade, apenas 20% das pessoas que estão acima do peso e começam uma dieta, terminam alcançando os seus objetivos e os mantendo por muito tempo. Mas porque muitas pessoas ganham novamente o peso que elas perderam? Alguns motivos são, por exemplo:

  • Dietas restritivas: Uma dieta com calorias extremamente restritivas pode desacelerar o seu metabolismo e mudar os seus hormônios que regulam o apetite, contribuindo para que você ganhe peso;
  • Foco errado: Quando você pensa na dieta como algo que irá ter resultados imediatos e não como uma solução a longo prazo que irá melhorar sua saúde, você terá mais chances de desistir e ganhar o peso novamente;
  • Falta de hábitos sustentáveis: Muitas dietas são baseadas em força de vontade ao invés de hábitos que você pode incorporar na sua rotina. Elas focam em regras ao invés de focarem em mudanças de estilo de vida, o que pode levar você a se sentir desencorajado(a) e acabar desistindo;

Porém não deixe esses números te deixarem para baixo! Existem diversas coisas que você pode fazer – e a maioria delas comprovada cientificamente – para manter o seu peso, desde se exercitar até controlar o estresse. Confira as primeiras dicas publicadas na segunda-feira e as de hoje:

Se prepare para erros

Errar é inevitável na sua jornada de manter o peso. Podem existir diversas situações em que você irá comer algo que não é tão saudável ou que você não irá para a academia. Porém, esses deslizes não devem ser motivos para você desistir. Apenas siga em frente e faça boas escolhas futuramente. E não se estresse muito sobre isso. Todos nós comemos algumas coisas que, teoricamente, não deveríamos. Mas lembre-se que, acima de tudo, você deve comer o que irá lhe fazer feliz

Tenha um estilo de vida saudável todos os dias

Um hábito que pode levar você a ganhar peso é o de comer tudo que tem direito no final de semana. Essa mentalidade leva as pessoas, com frequência, a começar a comer besteiras durante os dias da semana – o que não é nada bom para quem quer perder ou manter o peso. Se isso se tornar um hábito regular, você pode vir a ganhar mais peso do que já perdeu.

Mantenha-se hidratado(a)

Para iniciantes, tomar água promove saciedade e pode ajudar você a controlar o seu consumo calórico. Em um estudo, pessoas que consumiram água antes de uma refeição tiveram uma redução de 13% no seu consumo calórico se comparados com aqueles que não consumiram água. Além disso, tomar água traz diversos benefícios para a nossa saúde e é muito importante o consumo de pelo menos dois litros de água por dia.

25.01.17 site

Durma de maneira correta

Dormir bem é essencial para o controle do seu peso. Não dormir de maneira adequada é um fator contribuinte para o ganho de peso em adultos. Isso acontece em parte porque o sono inadequado leva a níveis mais altos de grelina – que é conhecido como o hormônio da fome por aumentar o apetite – e níveis mais baixos de leptina – que é o hormônio que ajuda a controlar a fome. Além disso, quem dorme por curtos períodos de tempo se sente mais cansado e desmotivado a praticar atividades físicas. Se você não está dormindo de maneira suficiente, ajuste seus hábitos de sono. Dormir por pelo menos sete horas a noite é essencial!

Controle seu estresse

Administrar o estresse é muito importante para controlar seu peso. Níveis altos de estresse podem contribuir para o reganho de peso ao aumentar os níveis de cortisol, que é o hormônio liberado em resposta ao estresse. Níveis altos de cortisol estão diretamente ligados a grandes quantidades de gordura na barriga e a aumento de apetite. O estresse também é um gatilho para o consumo de alimentos por impulso. Felizmente existem muitas atividades que podem te ajudar a controlar o estresse, basta você descobrir a que melhor funciona para você.

Tenha um suporte

Pode ser difícil de manter seus objetivos se você não tem ninguém para te dar apoio. Encontre alguém que irá te ajudar a se manter focado nos seus objetivos e que irá te ajudar a não desistir. Alguns estudos mostram que ter um parceiro na busca por objetivos saudáveis  ajuda você a controlar seu peso, especialmente se essa pessoa for alguém que também mantém hábitos saudáveis. Portanto, encontre seu par ideal na vida saudável e façam progresso juntos!

Créditos de imagem: Shutterstock

 

Banner do site Reinehr.org