Infelizmente muitas pessoas que perdem peso acabam ganhando ele todo de novo. Na verdade, apenas 20% das pessoas que estão acima do peso e começam uma dieta, terminam alcançando os seus objetivos e os mantendo por muito tempo. Mas porque muitas pessoas ganham novamente o peso que elas perderam? Alguns motivos são, por exemplo:

  • Dietas restritivas: Uma dieta com calorias extremamente restritivas pode desacelerar o seu metabolismo e mudar os seus hormônios que regulam o apetite, contribuindo para que você ganhe peso;
  • Foco errado: Quando você pensa na dieta como algo que irá ter resultados imediatos e não como uma solução a longo prazo que irá melhorar sua saúde, você terá mais chances de desistir e ganhar o peso novamente;
  • Falta de hábitos sustentáveis: Muitas dietas são baseadas em força de vontade ao invés de hábitos que você pode incorporar na sua rotina. Elas focam em regras ao invés de focarem em mudanças de estilo de vida, o que pode levar você a se sentir desencorajado(a) e acabar desistindo;

Porém não deixe esses números te deixarem para baixo! Existem diversas coisas que você pode fazer – e a maioria delas comprovada cientificamente – para manter o seu peso, desde se exercitar até controlar o estresse. As primeiras dicas estão aqui e hoje trazemos o restante para você!

Exercite-se com frequência

Praticar exercícios físicos é muito importante para manter seu peso. A atividade física irá te ajudar a queimar calorias e acelerar seu metabolismo e esses são dois fatores importantíssimos para alcançar um balanço energético. Quando você está em um balanço energético isso significa que você queima o mesmo número de calorias que consome. Como resultado, o seu peso tem a tendência de manter-se o mesmo.

Diversos estudos descobriram que as pessoas que praticam pelo menos 200 minutos de atividade moderada na semana (30 minutos por dia) depois que perderam peso, tem mais tendência a manter seu peso. Em alguns casos, até uma maior quantidade de atividade física pode ser necessária para anter seu peso de forma saudável. É importante perceber que o exercício é o que mais ajuda a manter a perda de peso quando combinado com outras mudanças de estilo de vida, incluindo uma boa alimentação.

Tente tomar café da manhã todos os dias

Quem toma café da manhã tem a tendência de ter hábitos mais saudáveis como se exercitar mais e consumir uma maior quantidade de fibras e micronutrientes. Além disso, tomar café da manhã é muito importante para controlar a sua fome na hora do almoço. Um estudo com 2.959 pessoas que perderam cerca de 14kg em um ano, descobriu que 78% delas consumiam um bom café da manhã.

Porém enquanto as pessoas que tomam café da manhã parecem possuir sucesso em manter seu peso, as evidências científicas são mistas. Estudos não mostram que pular o café da manhã irá fazer com que você ganhe peso automaticamente ou piore seus hábitos alimentares. Portanto, tomar ou não café da manhã acaba se tornando uma individualidade de cada pessoa.

23.01.17 site

Coma proteína

A proteína ajuda a reduzir o apetite e promove saciedade. Ela aumenta algumas quantidades de hormônios que induzem à saciedade e diminui os hormônios que aumentam a fome. E esses efeitos podem, automaticamente, reduzir o número de calorias que você consome diariamente, que são um fator importante na manutenção do peso. Além disso, a proteína requer uma quantidade relativamente grande de energia para ser metabolizada pelo seu corpo.

Cheque seu peso com regularidade

Monitorar o seu peso com uma certa frequência pode ser uma ferramenta poderosa para a perda de peso. Isso porque adotar essa prática irá te ajudar a ter conhecimento do seu progresso e encorajar os seus hábitos a continuarem sendo saudáveis. A quantidade de vezes que você irá se pesar em uma semana é uma escolha pessoal. Algumas pessoas gostam de se pesar diariamente já outras, se pesam uma vez na semana ou a cada duas semanas. Escolha o que for melhor para você.

Tenha consciência do seu consumo de carboidratos

Comer muitos carboidratos refinados como pão branco, massa normal e sucos de frutas pode fazer com que seus objetivos de manter peso não sejam atingidos. Essas comidas foram separadas das suas fibras naturais que são essenciais para promover a sensação de saciedade. Dietas que são pobres em fibras estão associadas com o ganho de peso e obesidade. Limitar o seu consumo de carboidratos de acordo com diversos estudos faz bem não somente para manter o seu peso, mas também para a sua saúde.

Levante pesos

A perda de massa muscular é um dos efeitos da perda de peso. E isso pode limitar a sua habilidade de manter o peso já que perder músculos reduz o seu metabolismo, o que significa que você queima menos calorias diariamente. Fazer algum tipo de resistência como a musculação por exemplo, pode te ajudar a evitar essa perda de músculo e a preservar seu metabolismo. Estudos mostram que as pessoas que praticam musculação depois da perda de peso mantiveram a sua massa muscular. Para ter esses benefícios é recomendado que você pratique treino de fora duas vezes na semana.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org