Não importa o tipo de dieta ou de estilo de vida que você segue; todos eles recomendam comer uma grande quantidade de frutas, vegetais e legumes. Em uma pesquisa da American Heart Association descobriu-se que menos de um por cento das crianças norte-americanas come de maneira saudável. O percentual dos adultos foi de 1,5%. Para vencer a guerra de doenças crônicas, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão, entre outros, é hora de começar a consumir o lado verde da força. Separamos 18 dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira:

Faça da salada o prato principal

Use as folhas mais verde escuras, grão de bico, sementes como quinoa, linhaça e chia. Adicione todos os elementos que puder e lembre-se de lavá-los bens. Coma, de preferência, sem nenhum molho industrializado junto.

Tenha vegetais congelados para emergências

Caso você um dia fique sem seus alimentos frescos, recorra aos congelados. Você também pode utilizar frutas congeladas para fazer sorvetes caseiros ou smoothies.

Faça das frutas o seu lanchinho da madrugada

Uvas e bananas congeladas são deliciosas e berries mistas (morango, blueberry, cranberry, cereja) são uma ótima sobremesa. Você pode simplesmente bater a banana congelada no processador com cacau e algumas oleaginosas e fazer um belo sorvete. Aprenda aqui como fazer.

Coma batatas

Muita gente tem medo de consumir batatas por elas serem uma fonte de carboidratos. Mas ela não tem somente isso na sua composição e seus nutrientes valem o consumo dos carbos. Faça um purê de batata ou alguma outra receita que utilize esse tubérculo tão poderoso.

Coma um café da manhã com frutas

Nenhum mingau é mingau sem uma boa porção de frutas, sejam morangos, bananas ou berries. Uma boa dica para dar frutas para as crianças é misturar frutas cristalizadas/secas no cereal.

Faça uma tigela de frutas coloridas

Coloque frutas coloridas em uma tigela e perceba a grande diferença dessa tigela para uma tigela de bolachas. As cores chamam a atenção e aumentam a sua vontade de consumir alimentos saudáveis.

Misture frutas, vegetais e legumes na sua salada

Uma salada bem bonita e organizada aumenta a sua vontade de consumir alimentos saudáveis. Não deixe que a sua salada seja simplesmente folhosas. Misture brócolis, tomate, couve flor, cenoura, laranjas e qualquer outro vegetal/legume/fruta que você desejar.

Faça sua própria massa de pizza

Você pode comer pizza sim e pode até fazer sua própria massa. Existem várias receitas de massa de couve-flor. Como cobertura você pode colocar todos os vegetais que quiser ou pode até fazer uma pizza de calabresa. O importante é fazer uma pizza diferente e feita em casa.

Tá calor? Beba smoothies

Fazer smoothies não é nada difícil. Joga aí no google “receitas de smoothies” que você vai achar váááárias. Além disso, smoothies geralmente levam como ingredientes somente coisas naturais. Ótima forma de se refrescar no verão.

Créditos de imagem: Leonori/Shutterstock

Banner do site Reinehr.org