Se você ainda não levanta peso, está na hora de começar. Talvez você pense que só o cardio é o suficientes – mas não é. Exercícios de cardio (como nadar, caminhar e correr) não constroem musculatura. Com a idade, seu corpo perde músculo, a sua densidade corpórea começa a diminuir e a sua postura a piorar. E a boa notícia é que um bom treino de musculação pode te ajudar a combater tudo isso. Se você é um iniciante na musculação, confira as nossas dicas de como começar com o pé direito sendo cinco neste post e mais cinco hoje.

Escute o seu corpo

Perceba que acelerar seu coração e queimar calorias na academia não significa que você está com seu corpo 100% em dia. Se você se cansar demais, sua forma não estará em dia e existem grandes chances de você acabar se machucando. Melhorar sua performance leva tempo, portanto escute seu corpo e preste atenção na sua alimentação, pois ela é muito importante para te ajudar a chegar onde você quer.

Tenha cautela quando fizer uma aula em grupo

Preste atenção em aulas que incorporam o levantamento de peso – como o CrossFit – e que parecem atraentes. Se você já está em um estágio avançado do levantamento de peso, você pode claramente fazer essas aulas sem se preocupar. Mas enquanto iniciante, fazer parte dessas aulas – mesmo que pareçam ser muito legais – podem te levar a se machucar. Portanto, tenha cuidado e sempre leve em conta a opinião de um profissional.

Não ache que todas as máquinas são seguras

Alguns aparelhos da academia são muito perigosos se você tentar fazer eles sozinho(a) e sem supervisão. Os aparelhos, quando feitos de maneira errada, podem te levar a ter sérios machucados. Portanto ao usá-las, faça com a supervisão de seu professor.

Não ache que você sabe tudo

Depois de um tempinho é comum acharmos que já sabemos tudo sobre os aparelhos e que não precisamos de ajuda para malhar. Uma coisa é você saber a sua rotina de exercícios de trás para frente. Outra é saber executar ela de uma maneira correta. Saber o que você tem que fazer não significa que você também saiba como fazer. Portanto, jamais dispense a ajuda de um profissional e fique atento aos seus movimentos.

Tenha paciência consigo mesmo(a)

Se você apenas está começando, você irá chegar logo logo lá. Não se preocupe. Vai levar algum tempo até que você note as diferenças no seu corpo e saúde. Portanto, tenha paciência. Vá com calma, se esforce, dê o seu melhor. Os esforços logo logo recompensarão.

Créditos de imagem: Kzenon/Shuterstock

 

Banner do site Reinehr.org