Se você ainda não levanta peso, está na hora de começar. Talvez você pense que só o cardio é o suficientes – mas não é. Exercícios de cardio (como nadar, caminhar e correr) não constroem musculatura. Com a idade, seu corpo perde músculo, a sua densidade corpórea começa a diminuir e a sua postura a piorar. E a boa notícia é que um bom treino de musculação pode te ajudar a combater tudo isso. Se você é um iniciante na musculação, confira as nossas dicas de como começar com o pé direito sendo cinco hoje e cinco na segunda-feira.

Tire um tempo para aprender da maneira certa

Ninguém nasce sabendo tudo. Logo, ninguém nasce sabendo como malhar da melhor maneira. Você vai levar um tempinho para se acostumar com a execução dos exercícios e com a rotina de academia. Não se desespere e saia fazendo milhares de exercícios. Tire seu tempo para aprender e dê um passo de cada vez. Pode parecer tedioso no início mas, valerá a pena.

Elimine a desordem

Entenda que a academia possui diversos equipamentos que podem trabalhar o mesmo grupo muscular. Por exemplo para fazer agachamentos você pode vocÊ pode usar a barra suspensa, a barra fixa, pesos, caixotes… Existem diversas maneiras de você fazer o mesmo exercícios e caberá ao seu personal trainer ou o educador físico da academia, determinar qual será o melhor tipo de equipamento para você.

Não levante peso todos os dias da semana

A American College of Sports Medicine recomenda que todos os adultos saudáveis treinem pelo menos duas vezes na semana e no máximo cinco vezes na semana. E se você é um iniciante não enlouqueça e vá devagarinho. Faça braços um dia e perna no outro dia ou trabalhe o corpo todo pelo menos duas vezes na semana. Aos pouquinhos, aumente a intensidade dos exercícios e as repetições, assim como a quantidade de dias que vai até a academia.

Priorize alguns exercícios em detrimento de outros

Os exercícios que você executar na academia se darão com base em seus objetivos: emagrecer, construir musculatura, fortalecer, definir… O seu treino irá depender daquilo que você objetiva com ele. Portanto, priorize os exercícios que irão trabalhar com o grupo muscular que você visa melhorar.

Saiba quais as áreas são mais fáceis de machucar

A parte debaixo das costas, o joelho e os ombros são as partes do corpo mais suscetíveis a serem machucadas durante treinos. A parte debaixo das costas irá doer se você arquear as costas demais Os ombros, se você realizar algum exercício de maneira equivocada. Os joelhos, se você dobrar ou estender em excesso ele (até colocar os pés em algum local de maneira inadequada pode prejudicar seus joelhos). Então lembre-se que a execução do exercícios não é importante somente para melhorar sua performance mas também, para evitar que você se machuque.

Créditos de imagem: nd3000/Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!