O tratamento da dor crónica é caro e frustrante tanto para o paciente, o prestador de cuidados de saúde (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo) e para o sistema de saúde. Isto se deve, em parte, à complexidade dos sintomas de dor, que são influenciados por padrões de comportamento, fatores socioeconômicos, sistemas de crenças e dinâmica familiar, bem como por componentes fisiológicos e mecânicos.
A avaliação dos resultados do tratamento é muitas vezes subjetiva, multidimensional e baseada em relatos do paciente. Medidas adotadas com base em dados sobre o retorno ao trabalho ou a utilização do sistema de saúde ou de medicamentos podem fornecer avaliações mais objetivas de benefícios de intervenção.
Em um estudo desenvolvido pelo Benson-Henry Institute de Harvard, encontrou-se uma redução de 36% nas visitas à clínica médica no primeiro ano pós-intervenção foi entre os 109 pacientes que participaram de um programa de medicina comportamental ambulatorial que incluía a prática da meditação. O uso do sistema de saúde continuou baixo nos primeiros 50 portadores de dor crônica seguidos de 2 anos pós-intervenção.
Este estudo leva a uma diminuição projetada do uso de sistema de saúde com uma economia líquida estimada de US$ 12.000,00 para o primeiro ano do pós-tratamento e US$ 23.000,00 para o segundo ano, levando em conta todas intervenções e custos relacionados à dor (uso de medicamentos, consultas médicas, dias perdidos de trabalho, exames de imagem, intervenções de outros profissionais não médicos e intervenções cirúrgicas)
Se sua dor crônica não resolver com nada, vale muito a pena procurar uma Centro de Yoga e Meditação em sua cidade, onde um profissional capacitado irá lhe guiar pelos primeiros passos a esta prática milenar e extremamente eficaz em melhorar nossa saúde e bem-estar em geral. Acompanhe nossa série semanal sobre Meditação em https://medictando.com/areas/secoes/meditacao/
Se não houver nenhum local no qual você possa aprender em sua cidade, conheça o nosso Desafio da Meditação em 21 Dias, e aprenda a meditar em sua casa, em apenas 3 semanas com orientações passo a passo fáceis de seguir e com ajuda de um grupo de apoio para tirar suas dúvidas a qualquer hora.
Você também pode se interessar pelo ebook gratuito 10 Formas Não Convencionais Para Meditar Todos Os Dias. Confira!
Gostou da dica? Clica aqui embaixo no nosso Bem-Estarmômetro e diga como ela te ajudou!
Referências:
Decreased clinic use by chronic pain patients: response to behavioral medicine intervention.
Caudill M1, Schnable R, Zuttermeister P, Benson H, Friedman R. – Clin J Pain. 1991 Dec;7(4):305-10.