*Por Leo Babauta

Recentemente falei sobre sobre uma de minhas experiências com GTD (Getting Things Done) AQUI e como isso me ajudou a manter minha caixa de e-mails limpa e organizada. Mas quando penso em GTD, o que mais me atrai não é apenas sua completa organização e esquematização de forma a capturar tudo o que diz respeito à minha vida, ou em como minha mesa e minha caixa de entrada limpas; o que realmente me prende é a ideia de ser como a água.

Admito que não é algo fácil de atingir, e muitos outros dos que utilizam o GTD vão dizer o mesmo, mas esse sistema me deixou muito mais próximo desse ideal – e a cada dia em que evoluo o meu sistema pessoal e confio cada vez mais nele, avanço um pouco mais.

Sempre lembro de uma frase do Bruce Lee:

 

Esvazie sua mente, seja amorfo, sem forma, como a água. Você coloca a água num copo, ela se torna o copo. Você coloca a água numa garrafa, ela se torna uma garrafa. Você coloca numa chaleira, ela se torna uma chaleira. Seja como a água, meu amigo.

 

Eu acho que o objetivo real, o que realmente queremos e devemos atingir, nada mais é do que uma sensação de calma e paz. Ter tudo em seu lugar e poder esvaziar a mente de todo tipo de porcaria ou coisa estressante – então, estaremos prontos para qualquer coisa que tivermos que enfrentar.

Muitas vezes não me sinto assim, mas então olho para as outras pessoas ao meu redor e percebo que já avancei muito neste caminho para ser como a água.

É uma aventura sem fim. Desejem-se sorte.

 

 

Fonte da imagem: MartinStr/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org