A definição de produtos orgânicos são todos os alimentos que são plantados e cuidados sem a utilização de fertilizantes sintéticos ou industriais e tamb´m sem o uso de pesticidas. E isso é muito importante visto que bilhões de litros de agrotóxicos são despejados nas frutas, verduras e legumes todos os anos. E acredite ou não, a maioria desses agrotóxicos não passou por testes suficientes para garantir que eles são seguros para a saúde humana. Bizarro, não?

Quando você escolhe orgânicos, você sabe que as frutas, verduras e legumes que você está comprando são limpos de todos esses agrotóxicos. E isso porque os produtos orgânicos só podem ser plantados em terras que estão livres de pesticidas e fertilizantes a pelo menos três anos não pode irradiar para matar bactérias; não pode utilizar sementes transgênicas; não pode usar qualquer espécie de produtos químicos.

Já que muitos dos químicos utilizados em plantações diariamente não foram cuidadosamente examinados, é difícil saber com certeza o quão perigosos eles são. Mas porque se arriscar? Pesquisas já relacionam pesticidas sintéticos e fertilizantes com efeitos ruins da saúde humana como náuseas, vômito e dores de cabeça. E não são somente esses incômodos que estão relacionados com os agrotóxicos. Câncer e problemas de fertilização também estão ligados aos agrotóxicos.

14-12-16-site

Optar por orgânicos não é somente sobre evitar as coisas ruins – é também sobre consumir mais coisas boas. Por um tempo pesquisadores acreditavam que a produção orgânica continha a mesma quantidade nutricional que os alimentos não orgânicos. Mas recentemente um estudo que revisou 343 pesquisas descobriu que frutas, verduras e legumes que cresceram de maneira orgânica possuem 17% a mais de antioxidantes polifenólicos do que os que não são orgânicos. Pesquisadores acreditam que culturas orgânicas provavelmente ganham um impulso por crescerem em solos que são ricos em nutrientes e que não foram maltratados pela exposição à agrotóxicos.

Basicamente, escolher orgânicos pode ajudar você a encher seu corpo com os nutrientes corretos que ele precisa – que são a chave para perder peso e se sentir bem.  Mesmo assim, isso não significa que você deva ser orgânico 100% do tempo. Comer frutas e vegetais em abundância – mesmo os com agrotóxicos – fornece diversos benefícios para a sua saúde. Portanto seja orgânico quando puder e quando não puder, não deixe que isso te impeça de consumir alimentos naturais.

E escolher carne, ovos e laticínios orgânicos é mais importante do que escolher frutas, legumes e verduras orgânicos. Claro que galinhas e gado não são contaminados por agrotóxicos. Mas a comida deles – que basicamente consiste em milho, soja e grãos – ainda é. Então quando você consome algum produto oriundo desses animais, você está sujeito a ser impactado pelos alimentos que ele consumiu. Portanto, cuidado com a procedência da carne, ovos e laticínios que você consome. Seja orgânico o quanto puder!

Banner do site Reinehr.org