Existem muitas informações erradas sobre nutrição circulando na internet. Listamos aqui as onze maiores mentiras e mitos que existem sobre a nutrição. Essa é a segunda  parte. A primeira você confere aqui.

Você deve comer várias vezes ao dia

A ideia de que você deve fazer várias pequenas refeições durante o dia para manter seu metabolismo ativo, é um mito. É verdade que comer acelera o seu metabolismo um pouquinho mais enquanto você digere. Porém, o que define a energia usada é a quantidade de comida que você come e não quantas refeições. Estudos controlados com dois grupos de pessoas, colocou uma deles para comer várias pequenas refeições e o outro para comer a mesma quantidade de comida em menos refeições. Adivinha só? Nada de diferença entre eles. Além disso não é natural do nosso corpo ficar comendo tão frequentemente.

Carboidratos devem ser a sua principal fonte de calorias

A visão mais comum é que todo mundo deve comer pouca gordura e muito carboidratos. O problema é que normalmente esse tipo de dieta contém muitos grãos e açúcares e poucos alimentos com mais gordura, como carne e ovos. Esse tipo de dieta funciona para algumas pessoas, especialmente aquelas que são magras por natureza. Mas para pessoas obesas ou que possuem doenças como diabetes e síndrome metabólica, essa quantidade louca de carboidratos é perigosa. Existem muitos estudos que comprovam que o tipo de dieta low-fat high-carb não é nada bom.

Resultado de imagem para vegetable oils

Óleos vegetais e de sementes fazem bem

Gorduras poliinsaturadas são consideradas saudáveis porque alguns estudos demonstram que ela diminuem as chances de problemas cardíacos. Mas existem mais de um tipo de gorduras poliinsaturadas e elas não são todas iguais. Possuímos por exemplo, ácidos fáticos de ômega-6 e ácidos fáticos de ômega-3. Os do ômega-3 são antiinflamatórios e diminuem o risco de muitas doenças que estão relacionadas com inflamações. Os seres humanos precisam desses dois tipos de ômega, o problema é que o ômega-6 em excesso pode causar problemas – e a maior fonte dele na nossa dieta atual são os óleos de sementes e vegetais como óleo de milho e de girassol. Durante toda a evolução os er humano nunca teve acesso a tanto ômega-6. Não é natural do nosso corpo. Portanto evite esse tipo de óleo e se tiver que cozinhar com algo, use óleo de coco

Dietas low-carb são perigosas

Muitas pessoas associam o baixo consumo de carboidratos com o desenvolvimento de doenças. E não é bem assim. Estudos comprovam que dietas low-carb:

  • Reduzem muito mais gordura do corpo do que dietas com pouca gordura, levando em conta que uma pessoa em low-carb consome quanta gordura quiser
  • Diminuição da pressão sanguínea
  • Diminuição do açúcar no sangue e melhora nos sintomas de diabetes – se comparadas com dietas low-fat
  • Aumento do bom colesterol (HDL)
  • Diminuição dos triglicerídeos – se comparadas com dietas low-fat
  • Mudança do colesterol ruim de pequeno e denso para largo – quando ele se torna benigno
  • É mais fácil se manter em uma dieta low-carb porque você não precisa ficar restringindo calorias e passando fome a toa.

O açúcar não é saudável porque é feito de calorias vazias

É comumente disseminado por aí que o açúcar faz mal porque ele contém calorias pobres em nutrientes. E não é bem assim. Primeiramente, o açúcar é rico de frutose no seu conteúdo, que afeta o metabolismo de uma maneira que aumenta o ganho de gordura e de doenças metabólicas. A frutose é metabolizada pelo fígado e se torna gordura secretada na nossa corrente sanguínea, que leva à colesterol e triglicerídeos altos. Confirmamos aqui que o açúcar não faz bem, mas não por conta dele ter calorias vazias e sim, por ele possui frutose – que desencadeia diversos problemas.

Comidas ricas em gorduras vão fazer você engordar

Parece meio óbvio que comer gordura faz com que você engorde né? Mas não é bem assim. Mesmo que as gorduras possuam mais calorias por grama do que proteínas e carboidratos, dietas ricas em gorduras não levam uma pessoa a engordar. Como com qualquer outra coisa, depende do contexto. Uma dieta rica em gorduras e carboidratos vai fazer você engordar – mas a culpa NÃO é da gordura e sim, do carboidrato.

Esperamos ter esclarecido alguns mitos sobre nutrição e que a partir de agora você saiba a verdade sobre estas coisas 🙂

Banner do site Reinehr.org