Existem muitas informações erradas sobre nutrição circulando na internet. Listamos aqui as onze maiores mentiras e mitos que existem sobre a nutrição. Essa é a primeira parte. A segunda sai na quinta-feira.

Ovos fazem mal para a saúde

Existe um grande mito de que ovos fazem mal, por conta deles serem ricos em colesterol. O grande problema dele conter colesterol é que as pessoas o associam diretamente com problemas cardíacos. Mas recentemente foi provado que o colesterol do ovo não aumenta os índices de colesterol do nosso corpo. Na verdade o ovo aumenta a quantidade de bom colesterol e não tem relação alguma com problemas cardíacos. O ovo é um dos alimentos com mais nutrientes do mundo, além de conter antioxidantes importantes para a proteção dos nossos olhos. E mais: comer ovos no café da manhã reduz o apetite na hora do almoço!

Gorduras saturadas são ruins para você

Algumas décadas atrás houve uma epidemia de problemas cardíacos que foi associada ao consumo excessivo de gordura, em particular da gordura saturada. Isso foi baseado em um estudo precário e em decisões políticas que agora se provam completamente erradas. Um artigo de revisão feito em 2010 estudou 21 estudos sobre as gorduras saturadas e sua relação com problemas cardíacos. O resultado? Não existe associação entre as duas coisas. Consumir gordura saturada aumenta os níveis do HDL (bom colesterol) no sangue e muda o LDL de pequeno e denso (mal colesterol) para grande e denso (colesterol bom). Carne, óleo de coco, queijo, manteiga…. Não existe razão para ter medo desses alimentos.

Resultado de imagem para grains

Todos devem consumir grãos

A ideia de que os humanos deveriam basear sua alimentação em grãos não faz muito sentido. A revolução agrária aconteceu faz pouco tempo na história da humanidade e nossos genes não mudaram muito. Os grãos são pobres em nutrientes se comparados com outros alimentos, como vegetais e frutas. Eles também são ricos em uma substância chamada de ácido fítico, que conecta minerais no intestino e os impede de serem absorvidos pelo corpo. O grão mais comum na dieta ocidental é o trigo. Ele contém grandes quantidades de glúten – uma proteína à qual muitas pessoas são alérgicas. Consumir glúten pode machucar as paredes do intestino, causando dores, inchaço, fees inconsistentes e cansaço.

Comer muita proteína faz mal ao rim e aos ossos

Uma dieta rica em proteínas já foi acusada de causar osteoporose e problemas renais. É verdade que consumir proteínas aumenta a excreção de cálcio dos ossos em um curto prazo, mas os efeitos à longo prazo mostram o contrário. A longo prazo, a proteína está diretamente associada com uma melhora na saúde dos ossos e uma diminuição no risco de fraturas. Em relação à problemas renais, estudos mostram que não existe nenhuma associação entre a proteína com o desenvolvimento de doenças nos rins. Na verdade dois dos maiores fatores de risco de pedras nos rins, por exemplo, são diabetes e pressão alta – ambos não acontecem se uma pessoa consome proteína nas quantidades certas.

Comidas diet e light fazem bem

Não, elas não fazem. Simples assim. Quando se transforma um alimento em diet ou light, se retira toda a gordura dele e se adiciona um monte de porcarias para compensar o gosto. Na maioria das vezes essas porcarias são açúcares de todos os tipos. E mesmo que esses açúcares não contenham calorias, isso não quer dizer que eles são melhores para o consumo do que o açúcar normal. Na verdade, diversos estudos mostram uma grande associação entre doenças como obesidade, síndrome metabólica, diabetes, problemas do coração e depressão, com o consumo deste tipo de alimentos. Portanto não se engane com esses dois nomes. Diet e light só fazem mal.

Quinta-feira voltamos com mais mentiras que não são reais, não esqueça!

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!