Comida de verdade é algo inteiro, feito por apenas um ingrediente. É comida que não é processada, livre de aditivos químicos e rica em nutrientes. Em essência é o tipo de comida que o ser humano comeu por milhares de anos. Porém, desde que os fast foods chegaram e as comidas instantâneas se popularizaram, as pessoas simplesmente deixaram a comida de verdade de lado. Enquanto as comidas processadas podem ser mais conveniente em algumas maneiras, é difícil dizer que elas nos tornam mais felizes e saudáveis. Seguir uma dieta baseada em comida de verdade pode ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter a sua saúde em dia. Aqui estão 21 razões para você comer comida de verdade, divididas em duas postagens. Uma hoje e outra na semana que vem.

Comida de verdade é rica em nutrientes

Animais não processados e vegetais, legumes e frutas podem conter todas as vitaminas e minerais que você precisa para uma boa saúde. Só para dar um exemplo, 220 gramas de brócolis ou de laranja contém muita vitamina C. Ovos e fígado são ricos em colina, um nutriente que é essencial para o bom funcionamento do nosso cérebro. E só uma castanha-do-pará provém todo o selênio que você precisa em um dia inteiro. Existem outros milhares de exemplos que provam que as comidas naturais contém absolutamente tudo que você precisa para manter sua saúde em dia. Diferente dos suplementos, é quase impossível ter uma overdose de nutrientes de comidas não processadas.

Comida de verdade contém pouco açúcar

Alguns estudos sugerem que comer comidas ricas em açúcar pode aumentar o risco de obesidade, resistência insulínica, diabetes tipo 2 e problemas no fígado e coração. De um modo geral, a comida de verdade é pobre em açúcar e não é muito doce. Mesmo as frutas que contém açúcar, também é rica em água e fibras, ou seja, é muito menos açúcar concentrado – diferente do refrigerante por exemplo.

Comida de verdade é amiga do coração

A comida de verdade é rica em antioxidantes e nutrientes que ajudam a manter o seu coração em dia, incluindo o magnésio e as gorduras saudáveis. Comer uma dieta rica em nutrientes leva você a cuidar bem do seu coração, j´que as comidas não processadas podem ajudar a diminuir a inflamação, que é creditada como um dos principais fatores para doenças cardíacas.

Comida de verdade é bom para o planeta

A população mundial está aumentando a cada dia e com isso, cresce a demanda por alimentos. Porém, produzir comida para alimentar bilhões de pessoas está tendo um impacto muito grande no meio ambiente. Desenvolver sistemas baseados em comidas de verdade podem ajudar a melhorar a saúde do nosso planeta, reduzindo a necessidade enérgica e diminuindo a produção de artigos que não são degradáveis.

Comida de verdade é rica em fibras

As fibras provém diversos benefícios para a nossa saúde. Entre eles está comer menos e se sentir mais satisfeita, melhorar as funções digestivas e a saúde do metabolismo. Comidas como abacates, chia, linhaça e amoras são ricas em fibras, juntamente com o feijão e legumes. Comer as fibras oriundas de alimentos naturais é muito melhor do que tomar suplemento com fibra ou comer comidas processadas com fibra.

Comida de verdade ajuda a controlar o açúcar no sangue

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 400 milhões de pessoas possuem diabetes no mundo todo. Esse número deve passar de 600 milhões nos próximos 25 anos. Comer uma alimentação rica em fibras e animais não processados pode ajudar a reduzir a quantidade de açúcar no sangue de pessoas com o diabetes e de pessoas que possuem o risco de ter a doença.

Resultado de imagem para skin care

Comida de verdade é bom para sua pele

Em adição a promover uma saúde melhor, comer comida de verdade nutre a jua a proteger a sua pele de dentro para fora. Abacate e chocolate amargo já se mostraram eficientes em proteger a pele do sol. Estudos sugerem que comer mais vegetais, peixes, feijão e azeite de oliva pode ajudar a reduzir o enrugamento da pele, a perda de elasticidade e outros efeitos que a pele sofre com o passar do tempo.

Comida de verdade ajuda a baixar os índices de triglicerídeos

Os índices de triglicerídeos no nosso sangue são fortemente influenciados pelo que comemos. Os níveis de triglicerídeos têm a tendência de aumentar quando comemos açúcar e carboidratos simples, então é melhor cortar ao máximo esses alimentos da sua dieta. Além do mais, incluir comidas naturais na sua dieta como carnes magras, vegetais e oleaginosas já se mostrou muito eficiente para reduzir os níveis de triglicerídeos.

Comida de verdade provém variedade

Comer a mesma comida sempre pode se tornar chato. Além do mais, é saudável incluir diferentes alimentos na sua dieta. Existem milhares de variedades de comidas de verdade, incluindo uma ampla variedade de carnes, peixes, frutas, oleaginosas, legumes, integrais e sementes. Comprometa-se a toda semana, tentar comer algo diferente do que você está acostumado a comer. Você talvez até encontre um novo prato favorito para sua alimentação.

Comida de verdade é mais barato

Comer alimentos mais saudáveis pode custar mais caro sim, mas somente no presente. Isso porque no futuro, você não precisará se preocupar com exames médicos ou com qualquer coisa relacionada à uma saúde ruim. Isso porque, seu corpo estará saudável e em bom estado. Portanto, veja a alimentação saudável como um investimento que você está fazendo na sua saúde.

Semana que vem traremos as 11 razões faltantes para você comer bem! Fique ligado/a 😀

Banner do site Reinehr.org