Comida de verdade é algo inteiro, feito por apenas um ingrediente. É comida que não é processada, livre de aditivos químicos e rica em nutrientes. Em essência é o tipo de comida que o ser humano comeu por milhares de anos. Porém, desde que os fast foods chegaram e as comidas instantâneas se popularizaram, as pessoas simplesmente deixaram a comida de verdade de lado. Enquanto as comidas processadas podem ser mais conveniente em algumas maneiras, é difícil dizer que elas nos tornam mais felizes e saudáveis. Seguir uma dieta baseada em comida de verdade pode ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter a sua saúde em dia. Aqui estão 21 razões para você comer comida de verdade, divididas em duas postagens. Uma já foi semana passada e a outra é hoje :).

17-10-16-comer-comida-de-verdade-semana-2-site

Comida de verdade é rica em gorduras saudáveis

Diferente das gorduras trans e das gorduras processadas que são encontradas em óleos vegetais, a maioria das gorduras naturais são incrivelmente saudáveis. Por exemplo,o azeite de oliva extravirgem é uma fonte muito importante de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que promove a saúde do coração. O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que são responsáveis por aumentar a queima de gordura e ajudam a perder peso. Ácidos graxos de ômega-3 de cadeia longa ajudam a diminuir a inflamação e protegem a saúde do coração. Peixes gordos como o salmão, arenque e sardinhas são fontes excelentes desse tipo de gordura. Outras comidas de verdade que são ricas em gorduras saudáveis são o abacate, oleaginosas, sementes e laticínios integrais.

Comida de verdade ajuda a reduzir o risco de contrair  e desenvolver doenças.

Tornar as comidas de verdade parte do seu estilo de vida pode te ajudar a reduzir a chance de contrair e desenvolver diversas doenças crônicas. Alimentações baseadas em comidas naturais e não processadas se mostraram eficientes na redução do risco de doenças do coração, diabetes e síndromes metabólicas. Além disso, diversos estudos observacionais relacionam dietas balanceadas que possuem um alto consumo de frutas e verduras, com a diminuição do risco de desenvolvimento de cânceres e doenças do coração.

Comida de verdade contém antioxidantes

Os antioxidantes são componentes que ajudam a combater os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem vir a machucar as células do corpo. Os antioxidantes são encontrados em diversas comida in natura, incluindo plantas com pigmentos fortes como os vegetais verdes folhosos e as berries. Alguns alimentos de origem animal também contém antioxidantes, incluindo o peixe e ovos.

Comida de verdade faz bem para o intestino

Ingerir alimentos de verdade beneficia a sua microbioma intestinal, uma bactéria que vive no seu colon. Na verdade, muitas comidas de verdade funcionam como prebióticos – comidas que as bactérias do seu intestino fermentam e transformam em ácidos fáticos de cadeia pequena. Além de promover uma melhora na saúde do seu intestino, esses ácidos podem melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue e outros benefícios de saúde. Alguns alimentos que são prébióticos são o gengibre, aspargos e coco.

Resultado de imagem para comer demais

Comida de verdade ajuda você a comer menos

Consumir uma grande quantidade de comidas processadas e de fast food está diretamente relacionado ao fato de comer mais, especialmente nas pessoas que estão acima do peso. Em contraste, as comidas de verdade não contém os açúcares e adoçantes que são encontrados nas comidas processadas, o que ajuda você a não comer além da conta.

Comida de verdade ajuda na saúde dentária

Dentes saudáveis são outros benefícios oriundos de uma alimentação baseada em comida de verdade e baixa em açúcares e carboidratos refinados. O açúcar e os carboidratos refinados provocam cáries dentárias porque fornecem alimento para as bactérias que moram na sua boca. A cominação de açúcares e ácidos de refrigerantes é uma das grandes causadoras de cáries. O queijo parece ajudar a prevenir as cavidades nos dentes e faz isso ao aumentar o pH e deixar o esmalte do dente mais forte. O chá verde também protege o esmalte dos dentes.

Comida de verdade ajuda a reduzir o desejo de açúcar

Uma dieta baseada em comidas de verdade pode ajudar a diminuir o seu desejo por coisas doces, como bolos, bolachas e doces. Assim que seu corpo se adequar a comer comida de verdade, os desejos por comidas açucaradas vão ser menos frequentes e com o tempo, quase inexistentes. Quando você limita ou evita comidas processadas e comidas ricas em açúcares, seu paladar se adapta e aprende a apreciar comidas saudáveis e naturais.

Comer comida de verdade é um bom exemplo

Além de melhorar a sua vida e sua saúde, comer alimentos naturais pode ajudar as pessoas ao seu redor a também querer se alimentar melhor. Assim você pode ser um exemplo para as pessoas ao seu redor se incentivarem a melhorar seus hábitos alimentares.

Resultado de imagem para real food

Comer comida de verdade acaba com a ideia de dieta

Se falamos de longo prazo, fazer dieta nunca é bom. Como assim? É que a dieta faz com que você foque demais em números e menos em qualidade da sua alimentação. A nutrição é mais do que apenas fazer dieta. É sobre se sentir bem, ser carregado de energia e ser saudável. Manter o foco em comida de verdade ao invés de dieta pode ser muito mais saudável, mais sustentável e melhor de viver. Ao invés de focar demais na perda de peso, deixe a perda de peso ser algo que virá naturalmente com a sua mudança de hábitos para uma vida mais saudável.

Comida de verdade ajuda o comércio local

Comprar produtos em feirinhas da sua cidade, desde vegetais até leite e ovos, ajuda as pessoas da sua região a crescerem. Além disso a maioria desses produtos não é transgênico e não contém agrotóxicos, dois fatores muito importantes para a nossa saúde.

Comida de verdade é deliciosa

Além de todas as razões que mostramos para você até aqui, comida de verdade tem um sabor maravilhoso. É o sabor de recém-colhido, de comida não processada e cultivada com amor e carinho. Assim que seu paladar se acostumar com o gosto natural, você não vai mais querer saber de junk food.

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado você a entender o porquê de ser tão importante se alimentar o mais naturalmente possível.

Banner do site Reinehr.org