Escreva sobre suas emoções e surpreenda-se com o resultado

É preciso reconhecer e acolher as emoções e sentimentos negativos que há dentro de nós para que possamos mudar o que nos faz sofrer. Um caminho muitas vezes difícil, que exige calma, perseverança, e acima de tudo, muita compreensão para conosco. O sofrimento está aí, latente, presente, intenso, que nos faz querer sair correndo a cada novo problema que surge.

Todo processo de autoconhecimento exige firmeza e paciência. É um exercício lento e às vezes doloroso. Quanto mais aprender a identificar as causas de seus sentimentos negativos, maior facilidade terá em lidar com eles.

 

© Danny Alves Fotografia www.dannyalvesfotografia.com

 

Adote um caderno e chame-o de: Caderno das Emoções

Comece se perguntando quais são os sentimentos que têm vivido nos últimos meses ou anos. Quais são eles? Escreva um por um. Esse passo é importante para que consiga identificá-los. Essa confrontação honesta com aquilo que lhe faz sofrer pode ser o começo de sua libertação desses mesmos sentimentos. É preciso entender que muitas vezes a desordem que parece ocorrer do externo, na verdade é apenas o reflexo daquilo que está bem dentro de nós, mas como está bem escondido há anos, sentimos dificuldade em identificá-lo. E assim, muitos de nós continuamos a nos enganar e a sofrer. Tudo aquilo que sentimos pode ser modificado quando o adotamos sem medos ou fugas.

Comece a notar quais situações está te deixando descontente, desesperado, doente. O enfrentamento desses problemas lhe adequará uma maior percepção de sua própria disposição de superá-los. O autoconhecimento não o faz isento de sentimentos negativos ou sofrimento, mas pode fazer com que combatam de uma maneira muito mais benéfica os mesmos. Conforme se conhecer mais e mais, não deixará de ficar infeliz, de lamentar-se, porém quando isso acontecer não te provocará desesperança como acontece, haverá domínio e compreensão das possíveis causas, pois estará aprendendo a identificá-las.

É preciso lembrar ainda, que por mais que as pessoas desejem muito ser feliz, a maioria sentem dificuldade em se permitir, como não se sentissem dignas, e inconscientemente acabam por se punir em mudar o que é preciso, permanecendo no mesmo padrão durante anos, embora a custa de muita angústia e dor.

Evite a todo custo continuar rígido em valores e crenças, que um dia lhe foram ensinados e vivenciados como se fossem suas, pois na maior parte das vezes elas não lhes pertencem. Quanto mais conseguir identificar o que aprendeu, e descartar, desprender ou mudar, aquilo que não lhe serve, mais estará perto de quem você é verdadeiramente. Exercite a flexibilidade, esteja aberto a novos valores, deixe fluir seus anseios e tudo aquilo que está dentro de você com a suavidade que o processo exige.

Seja verdadeiro e honesto consigo mesmo, da mesma maneira que espera que outras pessoas sejam com você. Neste instante, procure dentro de você quais são suas verdadeiras aspirações. Vá lá no fundo, procure tudo, que os encontrará! Não é um caminho fácil, mas quem disse que deveria ser?

 

Com amor,
Lane Lucena
❤?❤

…………

Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência, Facilitadora de Práticas de Atenção Plena e coach de vida e escrita. Criadora do “Curso EscrevArte – A arte de escrever” –  que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.