Hoje, estamos vivendo em um tempo no qual as facilidades da modernidade; da conveniência, do “delivery”, da tecnologia, nos causam um excesso de comodismo ou até mesmo o isolamento social. Adentramos gradativamente numa rotina sem que se perceba o quanto perdemos em qualidade de vida e nos relacionamentos.

 

O mundo virtual é compartilhado por milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo, é nele onde se pode escapar da realidade e criar uma nova vida. Esse mundo virtual criou um paradoxo na vida social das pessoas; ao mesmo tempo em que a tecnologia aproxima várias pessoas em um único ambiente é capaz de distância-los na realidade.

 

Aqui vai algumas dicas de como sair da caixinha tecnológica:

 

– Procure passar mais tempo com as pessoas que você gosta. Não se afaste das pessoas que gostam de você, não restrinja a sua vida social. Afastar-se das pessoas que lhe são queridas poderia conduzi-lo ao isolamento;

– Esforce-se por promover ações sociais com os seus amigos, ou conhecer pessoas e lugares novos;

– Faça uma lista de lugares que gostaria de conhecer. Não precisa ser lugares ou viagens caras. Comece listando lugares legais na sua cidade. Frequente lugares que nunca vai. De repente, ir aos mesmos lugares, não lhe permita conhecer pessoas diferentes;

– Faça visitas a abrigos de idosos ou faça caridade. Abraçar uma causa ou ajudar alguém promove o bem-estar físico e emocional;

– Pratique algum tipo de esporte ou atividade física. Que tal começar por uma simples caminhada? Lembre-se: um hábito se faz por meio da repetição. Você não andou na primeira tentativa. Seja comprometido com você mesmo e insista no seu objetivo; e

– Reserve algumas horas para fazer aquele “Detox” de tecnologia. Desligue-se completamente e procure fazer atividades variadas, como: cultivar uma horta, desenhar, pintar, escrever, ouvir música ou aprender a tocar um instrumento musical, restaurar objetos em desuso, organizar alguns ambientes, cozinhar, etc.

 

Vale ressaltar que como humanos, somos seres sociais, é de nossa característica fisiológica, permanecer e interagir com a sociedade que nos cerca, e uma vez que negamos essa característica, estamos negando uma parte de nossa essência, dessa forma podendo gerar, ou não, a angústia.

 

É importante fazermos bom uso das tecnologias, porém, temos que nos policiarmos para traçar uma linha clara entre o mundo virtual e o mundo real. Acredito que com o bom senso podemos aproveitar a tecnologia no decorrer de nossas vidas de forma saudável.

 

❤💙❤

………………..
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de escrita. Criadora da “” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “”.