O que é de fato e o que compreende?
A Inteligência Emocional é a capacidade de nós indivíduos compreender as emoções e as conduzir, de tal maneira que possamos as utilizar para guiar nossa conduta e nossos processos de pensamentos, para produzir melhores resultados e alcançar objetivos maiores.

Inclui as habilidades de: perceber, julgar e expressar a emoção com exatidão, ou seja conectar com os sentimentos ou gerá-los para facilitar o entendimento de si mesmo ou de outra pessoa; compreender as emoções e o conhecimento que delas se deriva e equilibrará as mesmas para promover o próprio crescimento emocional e intelectual.

A Inteligência Emocional inclui dois tipos de inteligências:
Inteligência Intrapessoal – Ela se manifesta em conectar os próprios sentimentos, discernir estes sentimentos e orientar a conduta.
Inteligência Interpessoal – Ela é determinada pela capacidade de liderança, a aptidão para relacionar-se, manter amizades e solucionar problemas sociais.

Como favorecer o autoconhecimento?

As competências da Inteligência Intrapessoal como a consciência de si mesmo, e a automotivação, não podem ser aprendidas em poucas horas de estudos. Entretanto, estas podem servir para o despertar da consciência, fazer acender uma luz, enxergar que existem outros caminhos para dar início a viagem mais fantástica e importante que existe e que é conhecer a si mesmo. Estas são competências que se desenvolvem fazendo um profundo trabalho pessoal realizado normalmente com ajuda externa de um mentor coach.

O primeiro passo consiste em descobrir quais são nossos valores, o seguinte analisar as crenças que nós formamos ao redor desses valores. Recordemos que os valores são pensamentos que temos sobre as coisas, e a partir desses pensamentos definimos crenças, as quais podem se tornar limitadoras ou potencializadoras, tanto para julgar a outros, para validar ou justificar a forma em que nos comportamos. As crenças são acúmulos sequenciais de momentos que se repetem e produzem resultados semelhantes que reforçam uma ideia e assim se fixam em nossa mente o que muitas vezes nos é muito prejudicial porque deixamos de fazer algumas escolhas por puro medo de ter um resultado negativo.

Existem ferramentas que facilitam este processo de autoconhecimento e acelerem sua execução. Normalmente a maioria dos testes tradicionais, apenas mostram uma parte do indivíduo, definindo um estilo de personalidade, em função dos comportamentos; mas não aprofundam muito na origem do mesmo, ou seja, nos valores e crenças que constituem o ponto de partida com relação à forma individual de perceber a realidade e o parâmetro vital que definirá o comportamento da pessoa.

Os valores têm uma origem na educação recebida na infância, podem ser genéticos (do ponto de vista científico) ou também ser a expressão da essência de nosso ser (desde pontos de vista da própria psicologia). Seja qual for à origem, o importante é ter consciência de quais são e analisar as crenças que desenvolvemos em função deles, para podermos analisar e definir se resolveremos assumi-las ou recriá-las.

Faça o download da ferramenta: valores

Com amor,
Lane Lucena

…………
Missão do Viva Sua Essência: Despertar o autoconhecimento, autorrealização, transformação e superação.

Apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, formada em gestão comercial, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental, psicanalista clínica em formação, idealizadora do Viva Sua Essência, coach de vida e escrita e Facilitadora de Práticas de Atenção Plena. Colunista de paixão do Medictando.com. Criadora do “Curso EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!