Você sabia que tornar mais simples as suas empreitadas diárias, as suas obrigações, a quantidade de informação que regista, a sua casa e muitas outras coisas que entopem a sua vida implicará uma diminuição expressiva no seu grau de estresse e aumento da qualidade de vida?

 

Comece já, hoje a simplificar a sua vida. Aqui algumas dicas!

 

Atividade física é fundamental

No que toca a abrandar o estresse, esta dica é senso comum por que simplesmente funciona. Para além de suavizar, praticar exercício físico também é um extraordinário modo de se precaver contra o estresse, uma vez que lhe proporciona mais tempo de qualidade sozinho, perfeito para relaxar, admirar, deslembrar e, ainda por cima, se manter em forma! As pessoas que estão em forma têm uma maior habilidade de lidar com o estresse. O avesso também é verdade: o facto de não estar em forma ou de viver uma vida pouco benéfica pode ser, em si, uma fonte de estresse.

 

Boa alimentação

Manter bons hábitos alimentares e exercício físico, é um excelente método de banir o estresse, evitando que ele volte a surgir. A velha máxima “nós somos o que comemos” nunca foi tão verdade!

 

Você é do tipo que quer ter o controle de tudo?

Não somos os “Mestres do Mundo”. Tentar controlar tudo e todos não funciona, mas tentamos fazer isso mesmo e quando constatamos que, de facto, não gera efeitos, os nossos níveis de ansiedade sobem velozmente. É importante aprender a deixar as coisas correrem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, aceitar o final das diferentes situações que povoam a nossa vivência. A única coisa que realmente pode controlar é você próprio – aprimore isso antes de tentar controlar o resto do mundo. Para, além disso, procure distanciar-se das suas tarefas e aprenda a incumbir aos outros. Deixar de tentar dominar as pessoas e as situações que nos cercam, é um passo admirável para uma vida sem estresse.

 

O quanto você ajuda os outros?

Pode parecer incoerente adicionar mais tarefas a uma vida já por si muito atravancada, mas se puder acrescer alguma coisa, então seria isto. Auxiliar outras pessoas – seja através de voluntariado numa instituição de solidariedade social ou facilmente ser agradável e afetuoso para com as pessoas da sua vida, conhecidos e desconhecidos – vai trazer-lhe não só percepções de bem-estar, mas colaborar para a diminuição dos seus graus de estresse. Claro que não vai obrar milagres se tentar controlar essas pessoas ou se essa ajuda mostrar-se de uma forma precipitada. Aprenda a relaxar, a aceitar as coisas acontecerem e a tirar prazer de auxiliar os outros.

 

Seja grato

Ter e manter um costume onde agradece as coisas boas da vida, pensar de forma positiva e eliminar toda a negatividade, é uma forma intensa de eliminar o estresse da sua vida. Aprenda a distinguir e a agradecer a vida que tem e as pessoas que estão do seu lado – são tudo presentes, principalmente quando comparadas com as vidas de tantas outras pessoas. Uma atitude positiva na vida é a melhor saída para suprir o estresse por felicidade.

 

Lane Lucena

❤????❤

………………..
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de vida e escrita. Criadora da “Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.