O Brasil é um dos maiores países produtores de grãos do mundo, o qual anualmente vem batendo recordes de safra. Provavelmente o segredo deste sucesso passa por um bom preparo da terra para o plantio, através da remoção de ervas daninhas e uma adubação adequada, uso de novas tecnologias, além de cuidados diários com as sementes para que estas germinem, cresçam e produzam bons frutos.

Assim deve ser com o nosso sono também. Se prepararmos nosso corpo, nossa mente e nosso ambiente para dormir, teremos um sono reparador e de qualidade, nos deixando mais felizes, saudáveis e produtivos no dia seguinte.

Como fazer isso? Aqui vão algumas dicas:

Evitar exposição a telas (TV, tablet, smartphone) pelo menos 30 minutos antes de ir dormir. As telas de LED emitem feixes de luz azulada, semelhante aos da luz do dia. O cérebro entende que ainda é dia e que não é hora de dormir, inibindo a produção e secreção da melatonina, que é o hormônio responsável pelo início do nosso sono e que é produzido apenas no escuro.

Evitar refeições pesadas próximo ao horário de dormir. Isto faz com que nosso sistema digestório tenha que trabalhar mais durante a noite, gerando sensação de desconforto e dificuldade para iniciar o sono.

Não ingerir bebidas alcoólicas no mínimo 3h antes de ir dormir. O uso de álcool à noite nos dá a falsa sensação de relaxamento e facilidade para início do sono. Entretanto, o relaxamento muscular causado pelo álcool pode aumentar a ocorrência de roncos e agravar casos de apneia do sono já existentes, além de suprimir o período de sono REM, indispensável para um sono reparador e de qualidade.

Preparar o a mente para a noite de sono, procurando uma leitura calma e relaxante, meditar, fazer um diário de gratidão, escrevendo coisas boas que ocorreram durante o dia. Estas atitudes fazem com que desviemos a atenção das atividades e desafios do dia a dia, deixando nossa mente em um estado mais propício para relaxamento, facilitando o início do sono.

Nosso ambiente de dormir também é sagrado, devendo ser tratado como tal. A cama deve ser usada somente para dormir e namorar, não para assistir TV, fazer refeições, etc. Isto é chamado de restrição de estímulos e faz nosso cérebro associar a cama com o ato de dormir.

Fomos seres criados para dormir no escuro. A ausência de luz é estímulo para produção de melatonina, hormônio responsável por iniciar o processo do sono. Por este motivo devemos evitar iluminação excessiva no quarto, preferindo uso de black-outs nas janelas e uso de iluminação lateral (abajur, luminária) com luz quente (amarelada) ao invés da iluminação branca e vertical (lâmpadas no teto); bem como evitar a exposição a telas próximo ao horário de dormir conforme antes mencionado.

Uma temperatura ambiente adequada também é importante. O ideal é que o ambiente de dormir esteja na faixa dos 20°C, nem muito quente nem muito frio. O aumento de temperatura faz com que nossa temperatura corporal se eleve, dificultando o início do sono, este sinalizado por uma queda da temperatura corporal.

O silêncio vale ouro. Todos concordam que é muito difícil dormir ao lado do aeroporto ou da estação ferroviária/metrô, ou próximo a ambientes com muito barulho. Caso haja dificuldade em lidar com silêncio absoluto, pode-se utilizar ruído branco ou sons próprios para dormir, como sons da natureza, sons de chuva, etc.

Com estas dicas, que possamos cuidar diariamente desta semente chamada sono, para que ela caia em bom solo e germine com plenitude em nossas vidas, gerando muitos frutos que repercutirão diretamente em nossa saúde, bem estar e qualidade de vida!

Até a próxima! E bons sonhos!