Olá leitor, na semana passada relatei um pouco da minha história de vida e das mudanças que tenho passado para ter uma vida mais sustentável.

E hoje darei algumas dicas de como reduzir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias.

O lixo é um dos agravantes mais sérios na destruição de nosso meio ambiente. Estima-se que em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos (daqui 30 anos) isso não é assustador?

Pois bem, isso muito me preocupa. Pretendo estar viva daqui 30 anos e, sinceramente, não gostaria de ver isso acontecendo com nossos oceanos e acredito que você também não. Então vamos fazer a nossa parte, eliminar e reduzir cada vez mais o nosso lixo no dia a dia.

Já dei inúmeras dicas nesta coluna, dê uma conferida no nosso histórico. Dentre as sugestões que darei hoje, algumas já prático e outras estou me organizando para colocar em prática. O importante é fazer o seu melhor e estar sempre em evolução!

  • Trocar galões de água de plástico por filtro de torneira ou o filtro de barro.
  • Não usar mais absorventes descartáveis, procurar opções sustentáveis, entre elas estão o coletor menstrual e as calcinhas absorventes.
  • Substituir as lâminas de barbear/depilar por lâminas reutilizáveis ou depiladores elétricos.
  • Deixar de usar papel higiênico e utilizar a ducha higiênica.
  • Substituir o algodão e começar a usar discos de crochês, além de serem lindos, são sustentáveis, é só lavar e utilizar novamente.
  • Reutilizar as embalagens de produtos/alimentos para serem potes, assim você recicla e não precisa comprar mais potes de plástico.
  • Você que é mamãe, deixe de usar fraldas descartáveis em seu filho e comece a usar as fraldas de pano. Eu sei, tem o trabalho de lavar, secar e passar, mas você sabia que demoram 600 anos para uma fralda descartável de plástico se decompor? Repense! (fonte:UNICEF).
  • Substituir produtos de limpeza que você compra no supermercado por produtos de que você mesmo pode fazer, têm várias dicas e receitas nesse blog.
  • Deixar de usar esponjas de louça convencionais e passar a usar a bucha vegetal, ela pode se decompor na sua própria composteira, caso você tenha uma.
  • Faça um composteira ou compre uma pronta. Aproximadamente 50% do lixo da nossa cozinha é orgânico e por sua vez pode se decompor. Além disso, gera uma terra muito rica em nutrientes, para que você possa fazer uma horta em seu quintal ou apartamento.

São dicas simples e fáceis de aplicar, você irá ver como o lixo em seu dia a dia será reduzido.

Esses são pequenos passos que criamos para uma vida mais sustentável. Faça a sua parte! e não pense que está fazendo pouco e que isso não vai ajudar o meio ambiente, pois qualquer ação sempre tem uma reação. Que tal tornar sua ação positiva?  O meio ambiente e o seu futuro agradecem.