Entre 11 e 17 de março, ocorrerá a Semana do Sono: uma campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. A campanha foi criada em 2015 pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e tem como base o evento Dia Mundial do Sono, promovido pela World Sleep Society, entidade que está lançando uma campanha de apelo global sobre a importância do sono saudável.

Sexta-feira, 15 de março de 2019 será o 12º Dia Mundial do Sono. Criado e organizado pela World Sleep Society, esta data acontece anualmente no mês de março e será um evento de conscientização reconhecido internacionalmente, reunindo instituições, pesquisadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral para reconhecer o sono e o impacto importante que tem sobre nossa saúde.

O Dia Mundial do Sono de 2019 terá como temática principal o slogan “Dormir bem é envelhecer com saúde”, destinado a enfatizar a importância do sono na saúde geral em qualquer idade. Esse foco é propositalmente amplo, buscando levar a mensagem de que podemos melhorar a qualidade de vida com um sono saudável. Ao contrário, quando o sono é ruim, a qualidade de vida piora. O sono saudável é uma necessidade preciosa e um dos principais pilares da saúde.

Para a maioria dos adultos, dormir de 7 a 8 horas cada noite pode ser a coisa mais importante que você poderá fazer para manter e melhorar sua futura saúde física e mental. As crianças precisam de ainda mais tempo de sono para aprender e brincar melhor.

Obter boa qualidade e quantidade de sono é uma das chaves para o envelhecimento saudável, melhorando a saúde tanto no aspecto físico, cognitivo e emocional. Ter bom sono na idade adulta e meia-idade reduz o risco de obesidade e hipertensão, protege contra o declínio cognitivo relacionado à idade e à Doença de Alzheimer, e tem sido associado à diminuição das taxas de depressão. Em alguns estudos, o sono regular foi associado a menos sinais de envelhecimento na pele facial e melhor tonicidade da pele. Portanto, dormir bem faz com que você pareça melhor, sinta-se melhor, seja melhor!

Como profissionais da medicina do sono, dedicamos nossas carreiras para diagnosticar e tratar distúrbios do sono, tais como apnéia do sono, insônia, síndrome das pernas inquietas e outros problemas comuns que impedem o sono de qualidade, mas isso começa com a quantidade certa de sono todas as noites.

Se tiverem oportunidade, participem das atividades relacionadas a Semana do Sono na sua cidade! Valorize seu sono!!!