O estresse é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nem nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido até hoje.

Hoje em dia, relacionamos a palavra com o excesso de afazeres x nosso nível de energia para lidar com todas as demandas. Quando não temos energia suficiente para realizar tudo que precisamos, nosso corpo ativa seu sistema de defesa gerando consequências que tem sinais e sintomas do que chamamos de estresse, como cansaço extremo, irritação, ansiedade, alteração no apetite, taquicardia e muitos outros.

O estresse no dia a dia

No decorrer do nosso dia, todos somos confrontados com estresses inesperados que temos de administrar: uma tarefa repentina, uma emergência para atender ou um prazo que aparece na hora errada.

Lidar com o estresse do dia a dia é um desafio, porém com as ferramentas certas, podemos buscar o equilíbrio para alcançar uma vida mais prazerosa. De fato, seu corpo e sua mente podem lidar com ele por meio de algumas mudanças em nosso estilo de vida.

A seguir estão algumas dicas para mantê-lo caminhando durante o dia e afastar o estresse:

1- Alimentação

É muito importante manter seu corpo e sua mente bem abastecidos para enfrentar qualquer obstáculo que aconteça. Refeições saudáveis com grãos integrais, feijão, nozes e muitas frutas e vegetais podem manter a energia do corpo com facilidade.

Lembre-se, por mais ocupado que esteja, não é aconselhável pular refeição! Se você está muito ocupado, coma algumas frutas e nozes. Beba muita água durante o dia. Médicos e especialistas em dietas sugerem uma ingestão diária de 8 a 10 copos de água, começando com alguns copos pela manhã.

Refeições oportunas nutrem seu corpo, e dão a você energia adequada para estar ativo e alerta durante todo o dia. Pular refeições o priva dos recursos que você precisa para lidar com o estresse.

2- Sono

Outro fator que nos priva de recursos para gerenciar o estresse é o sono.

O estresse prolongado, antes de tudo, funciona como uma agressão ao nosso organismo. E dormir bem é uma das melhores formas para o corpo se recuperar desse tipo de ataque. Quando você está descansado, tem uma maior clareza de pensamento e uma habilidade maior para reagir aos estímulos agressores. Pessoas que ficam longos períodos com privação de sono tendem estar mais desatentas e com os reflexos lentos, afirmam os especialistas. Um sono profundo de 6 a 8 horas apoiarão a mente e o corpo para lidar com as demandas.

3- Respiração

Está cientificamente provado que cerca de 90% das toxinas são eliminadas pela respiração. Nosso mecanismo respiratório é uma fonte muito poderosa de energia e também um ótimo sistema de limpeza. A respiração também está diretamente relacionada com nossas emoções e tem a capacidade de regulá-las de duas formas: primeiro por um mecanismo fisiológico, já que o estado de ansiedade nos faz inalar o ar com mais rapidez e de forma mais rasa, e mudar isso conscientemente ajuda a acalmar, pois o corpo volta ao equilíbrio. Outro ponto está no fato de que o indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção ao momento presente. Com isso, o estado de ansiedade tende a diminuir. Dica: A prática de yoga tem exercicios de respiração muito efetivos para acalmar a mente.

4- Pequenas pausas (incluindo no uso do celular!)

No seu local de trabalho, é bom estar ciente de que pequenas pausas proporcionam maior entusiasmo e foco. Uma pausa rápida de 10 minutos a cada 1 ou 2 horas é altamente recomendada, um passeio rápido, beber um pouco de água, tomar um pouco de ar fresco o ajudará a atualizá-lo para que possa continuar trabalhando da melhor maneira possível.

Muitas pessoas também acabam continuando conectadas ao trabalho por meio de seus celulares, não permitindo que tenham tempo de descanso. O uso excessivo do celular, das redes sociais e aplicativos pode colaborar com o estresse. Outra questão é o imediatismo desses aparelhos, na medida em que se torna mais uma obrigação, porque aparece para a outra pessoa a que horas que você abriu o aplicativo ou conversou pela última vez.

Claro que não há problemas em se usar o celular, desde que seu uso seja equilibrado.

5- Amor próprio

Em momentos de estresse, pânico ou confusão, diga a si mesmo: sou forte e posso lidar com isso.

Quando olhamos para a nossa vida, nos lembramos de muitos incidentes que demonstraram nossa notável capacidade para lidar com situações desafiadoras e atravessar por isso. Somos naturalmente dotados de força e confiança. No fundo você é um guerreiro, capaz de suportar todos os problemas estressantes colocados pelo mundo. Tudo o que precisamos é amor e um pouco de crença em nós mesmos.

 

Seu corpo é o que você tem de mais importante!

 

Não podemos JAMAIS esquecer que o nosso corpo é o nosso principal veículo e o principal recurso que temos para viver a vida com qualidade. Então devemos SEMPRE priorizar nossa saúde e respeitar nossas necessidades básicas. No mundo moderno, muitas vezes valorizamos muito pouco a manutenção da saúde e esperamos ficar doentes para lembrar do quanto ela é essencial, e daí então correr atrás do prejuízo. Por isso, na hora de priorizar as suas atividades comece por você e pelo seu autocuidado com corpo e mente.

Sua saúde agradece!