“Eu já tinha conformado em ficar longe de mais um filho. Mas minha ex está me deixando louco, fazendo cada coisa… É duro,mas fui casado duas vezes e tive filhos com elas, mas não dei sorte em nenhuma das vezes! Elas querem apenas receber o dinheiro e bloqueiam a minha convivência com meus filhos. Se eu insisto em vê-los, elas criam tantos problemas que prefiro evitar o conflito.”
Isto foi o que um amigo me contou. Ele me perguntou o que eu achava, e claro que mencionei a Constelação Familiar. Como expliquei, não dá para “encomendar resultados”, pois ela não atua a nível individual. Ela atua a nível sistêmico e busca uma boa solução para todos os envolvidos. O amor dentro da família é desbloqueado e então, a transformação acontece. Não é à toa que o Judiciário Brasileiro vem utilizando esta abordagem com sucesso nos processos que envolvem família. Veja a reportagem do Fantástico aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2zwWqwF0PKU
Apesar dele conhecer e confiar no meu trabalho, ele explicou que parece que constelar não é para ele. Confesso, que seria bom para mim ver meu amigo mais feliz, e certamente a Constelação o ajudaria muito, mas ele não escolhe isto! Antes eu insistiria, mas hoje eu sei que não seria proveitoso.
Eu aprendi que não funciona ajudar quem não quer a minha ajuda. No passado, se eu percebesse que o outro precisava de ajuda, eu ajudava, mesmo forçando um pouco. Mas os resultados não eram os melhores ou a pessoa era até “ingrata” comigo. Quando estava trabalhando na universidade, fiz um traballho científico, que deixou claro para mim que até um tratamento de saúde não funciona se a pessoa não deseja recebe-lo, mas o faz apenas por se sentir obrigada de algum modo.
Lembro-me também de um caso de uma amiga que precisava fazer uma extração de dente, e nem com cinco tubetes de anestesia ela foi anestesiada. Ela não queria fazer a cirurgia naquele momento e para piorar, não confiava no profissional que a atendeu. Então, conversamos e ela cancelou por algum tempo. Num outro momento, ela resolveu que estava pronta e buscou um profissional de confiança e tudo correu normalmente (com apenas 1 tubete de anestesia).
A ajuda só é boa para quem quer! Por isto, o processo terapêutico tem um bom começo quando a própria pessoa o busca, espontaneamente.
Na conversa com o meu amigo, percebi, que ele já se conformou com a situação. Para ele, o máximo que pode acontecer daqui para a frente é ele viver sem conflitos com as ex esposas, e o preço a pagar é não conviver com os filhos. Sem dúvida, se isto é verdade para ele, não faz mesmo sentido fazer a Constelação, pois tudo poderia ser diferente, e não é isto que ele verdadeiramente escolheu.
Assim, sempre esclareço para os meus clientes que eles não precisam constelar só porque alguém que eles consideram gostaria que eles constelassem. Sem dúvida, a Constelação é maravilhosa, mas no momento em que a pessoa realmente faz esta escolha.
Comente o post, deixe sua opinião e suas dúvidas, será uma satisfação responde-las.
Um carinhoso abraço
Lara Silva