10-12-16-site

Muitas vezes ganhamos diversos presentes em datas comemorativas como Natal e aniversários. Se nós ganhamos muitas coisas, as crianças ganham mais ainda. São diversos brinquedos e roupas que as avós, tias, dindas e amigos dão para ela. A sociedade que vivemos atualmente pode ser considerada uma sociedade de consumos. Uma sociedade onde cada dia, surgem novos produtos que buscam atrair a nossa atenção para a sua compra. Uma sociedade que criou uma espécie de tirania do excesso, onde acumulamos cada vez mais e mais coisas.

Quando chega uma data especial, queremos presentear as pessoas que amamos com alguma lembrançinha nem que seja, para demonstrar o nosso afeto e carinho por essa pessoa. Mas como fazer esse ato de presentear alguém um ato menos consumista e mais humanista? Através de projetos como o “Buy nothing project” que em tradução seria o “Projeto não compre nada”. Esse projeto se tornou famoso dentro do Facebook e funciona de maneira bem simples. Grupos pequenos de pessoas compartilham entre si itens que não querem mais. Você tem algo na sua casa que não quer mais? Certamente alguém irá querer essa coisa, seja ela um piano ou uma cadeira.

No site do Buy Nothing você pode entrar para algum grupo já existente ou criar o seu próprio grupo para compartilhar coisas. E não precisa ser somente coisas materiais. Você também pode compartilhar conhecimentos. Sabe tocar violão? Pode oferecer dar aulas gratuitas para crianças que estão começando a tocar violão. A ideia principal do projeto é compartilhar aquilo que você tem com as pessoas como uma forma de evitar o consumismo em excesso e oferecer algo que você tem em casa ou que você sabe para o outro. O projeto já conta com mais de 280.000 membros em 18 países com 1300 grupos e 1700 voluntários. De acordo com o site do projeto “O Buy Nothing Project trata do nosso modelo escasso de economia, ficando à favor da criatividade e do compartilhamento colaborativo da abundância que nos rodeia”.

Dentro do projeto, os administradores criam limitações geográficas para que você realize trocas apenas com pessoas que moram perto de você. Assim, você pode ir até a casa da pessoa levar o seu objeto ou o seu serviço, conhecer e conversar com ela. Vamos tentar? Para mais informações acesse o site do projeto.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org