Se você diz que vai comer apenas um pedacinho de chocolate e quando percebe já devorou uma barra inteira e só não comeu a embalagem pois ela não é doce, está na hora de entender porquê isso acontece.
Enquanto saboreamos alimentos doces nosso cérebro trabalha produzindo dopamina, e liberando substâncias químicas que pedem mais e mais açúcar.
Temos a errada concepção que o chocolate reduz a ansiedade, chocolates com alto teor de açúcar e uma alimentação farta em doces aumenta a possibilidade de desenvolvermos ansiedade e depressão.
Além disso o açúcar em excesso engorda, provoca dores musculares, além de causar doenças cardíacas e diabetes.
Então vamos ao que interessa! Como controlar a impulsividade por doces?
Existem alimentos que atuam nos níveis de açúcar do sangue, que que auxiliam na produção de hormônios como a serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, por isso devemos incluí-los na nossa alimentação e por consequência disso teremos muito menos ansiedade por doces, chocolates e afins.
Inclua na sua alimentação, folhas verde-escuras, cereais, ovos, mel, peixes, grelhados, fuja das carnes processadas, não se esqueça das frutas, das gorduras saudáveis como o abacate, nozes, leite de côco.
Não torne um hábito sempre comer sobremesas com alto teor de açúcar após o almoço e o jantar, pois seu corpo se acostumará com isso e seu cérebro vai agir como se isso fosse indispensável.
Tenha atenção para que sua dieta não seja carente em fibras e proteínas, elas aumentam a sensação de saciedade.
Desafie-se! Aprenda algo novo, cuide-se, comece a meditar, pratique um esporte, encha-se do que lhe faz bem! Esses são os passos para uma vida sem ansiedade e compulsões!