É normal termos gases no nosso estômago. Podemos soltar esses gases ou consumir alimentos para eliminar eles. Infelizmente esses gases podem causar alguns problemas como inchaço ou cólicas.

O gás é um processo natural que ocorre quando o alimento é quebrado no nosso intestino. Existem alguns alimentos que produzem mais gases que outros  como lentilhas, lactose e açúcares. Outra causa dos gases são bolhas de ar quando você ingere alimentos e o estresse. Mesmo que o gás seja comum, ter gás em excesso pode ser um sinal de algum problema de saúde como uma irritação, intolerância à lactose, doença celíaca e refluxo gastrointestinal.

Quanto você tem muito gás no corpo, pode se sentir inchado e estufado. Mas o que você pode fazer para se liberar desse gás em excesso e se sentir melhor? Separamos alguns remédios naturais para ajudar você a lidar com esse tipo de problema:

16-01-17-site

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta funciona como um calmante para os músculos do estômago e melhora a circulação da bile – que é o que o corpo usa para digerir gorduras. Isso permite que os alimentos passem pelo estômago de maneira mais rápida. Pesquisas também descobriram que o óleo de hortelã-pimenta ajuda a reduzir a flatulência, dores abdominais e diarréia.

Anís

A anis é comumente utilizada como uma agente de sabor, mas também possui propriedades anti-espasmódicas que permitem o trato digestivo relaxar e aliviar as cólicas. A anis também é carminativa, o que significa que ela também funciona para liberar o gás do seu corpo e reduzir o inchaço e estufamento.

Camomila

A camomila é muito conhecida por suas propriedades relaxantes e sedativas. Os trabalhos mais notáveis dessa erva são em aliviar o gás intestinal, diarréia, estômago irritado, azia crônica, perda de apetite, náusea e vômito. Um estudo descobriu que a camomila é bem eficiente  para se livrar dos gases, aliviando as cólicas estomacais e liberando a comida para o intestino.

Açafrão

O açafrão contém curcumina que é muito popular pelas suas propriedades anti inflamatórias. Pesquisas mostram que ele é particularmente útil para aliviar os sintomas da indigestão, incluindo o excesso de gases. Um estudo concluiu que 87% dos pacientes que tinham esses sintomas, tiveram uma melhora depois de sete dias.

Gengibre

Outro remédio popular para vários problemas de saúde, o gengibre também pode tratar flatulência, náuseas e dores abdominais. Um estudo concluiu que esse tempero serve como uma medicina valiosa para pacientes com dispepsia funcional, ao estimular o alívio gástrico e contrações.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã orgânico é rico em enzimas que ajudam a acelerar o sistema digestivo. É recomendado diluir uma colher de sopa de vinagre em um gás de água morna. Deve-se consumir isso antes das refeições, evitando se sentir estufado após a refeição. É por conta da sua acidez que o vinagre de maçã que ele funciona muito bem para problemas digestivos.

Canela

A canela é um tempero popular e delicioso, muito conhecido por suas propriedades médicas. Ela pode ser útil para aliviar o inchaço e o estufamento, por conta dos seus níveis altos de antioxidantes que possuem uma atividade anti inflamatória muito potente. Esse tempero também pode reduzir a pressão abdominal ao encorajar a passagem do gás, aliviando o inchaço.

Probióticos

Eles possuem diversos benefícios para a saúde, incluindo a habilidade de se livrar dos gases ao restaurar a flora intestinal. Um estudo revelou que os probióticos são bem úteis para a redução da dor e de gases.

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!