Manter o metabolismo em ordem é crucial para perder peso e também para mantê-lo. Infelizmente existem diversos hábitos do nosso dia a dia que influenciam no mau desempenho do nosso metabolismo. Continuar com esses hábitos pode tornar a tarefa de perder peso muito difícil, além de te tornar propenso a ganhar peso futuramente. Confira aqui 6 coisas que você faz diariamente e que podem estar desacelerando seu metabolismo.

23-12-16-site

Comer poucas calorias

Comer poucas calorias pode levar seu metabolismo a desacelerar muito rapidamente. Mesmo que o consumo de calorias precise ser baixo quando se está querendo perder peso, uma queda muito abrupta na quantidade de calorias que você consome diariamente pode acabar tendo o efeito contrário ao desejado. Quando você reduz drasticamente seu consumo calórico, o corpo sente que a comida ingerida é escassa e então ele diminui seu ritmo, que é o que queima as calorias.

Estudos controlados em pessoas magras e obesas já confirmaram que consumir menos de 1000 calorias em um dia pode ter um impacto significativo no ritmo do seu metabolismo. Em outro estudo, pessoas obesas consumiram 890 calorias por dia. Depois de três meses, o número total de calorias que eles queimaram por dia diminui cerca de 633 calorias se comparado a antes da dieta. Se você quiser emagrecer através da diminuição do consumo calórico, faça isso com moderação e acompanhamento médico.

Comer menos proteína

Comer a quantidade adequada de proteínas é extremamente importante para alcançar a sua meta de perda de peso e para mantê-lo posteriormente. Estudos mostram que além da proteína te ajudar na sensação de saciedade, um consumo grande delas pode aumentar significamente o ritmo do seu corpo, o que te leva a queimar mais calorias. Apesar de o ritmo do seu metabolismo inevitavelmente diminuir quando você está tentando manter seu peso ou perder alguns quilinhos, estudos mostram que o consumo de proteínas ajuda a minimizar esses efeitos. Estudos apontam que uma pessoa precisa consumir 0.5 gramas de proteína para 1.2 gramas do seu peso, buscando prevenir o desaceleramento do seu metabolismo enquanto perde peso e posteriormente.

Ter um estilo de vida sedentário

Ser sedentário pode levar seu corpo a reduzir a quantidade de calorias queimadas durante o dia. Infelizmente, muitas pessoas possuem um estilo de vida que se resume basicamente a ficar sentado no trabalho, o que tem efeitos negativos no ritmo do seu metabolismo e faz com que você queria comer mais. Apesar de que malhar ou praticar esportes pode ter um impacto maior no número de calorias que você queima, até atividades mais básicas como se levantar, limpar e subir as escadas te ajudam a queimar calorias. Um estudo descobriu que fazer essas atividades mais básicas pode te ajudar a queimar cerca de 1000 calorias a mais por dia. Levantar da cadeira e fazer uma caminhada pelo escritório diversas vezes ao dia, pode ajudar você a queimar mais calorias e prevenir que seu metabolismo desacelere.

Resultado de imagem para bad sleep

Não dormir direito

O sono é extremamente importante para ter uma boa saúde. Dormir poucas horas pode aumentar o seu risco de adquirir diversas doenças como problemas cardíacos, diabetes e depressão. Diversos estudos descobriram que o sono inadequado também pode diminuir o ritmo do seu metabolismo e aumentar a sua tendência a ganhar peso. Um estudo descobriu que adultos saudáveis que dormem de quatro a cinco horas por dia experienciaram uma diminuição de 2,6% no ritmo do seu metabolismo. A escassez de sono piora se você dorme de dia ao invés de dormir a noite. Esse padrão de sono altera o ritmo circadiano do seu corpo, que são as mudanças biológicas que acontecem no seu corpo em resposta à luz e escuridão.

Bebidas açucaradas

O pior tipo de bebida para a nossa saúde são as bebidas com açúcar. Um grande consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas está ligada à todos os tipos de problemas de saúde, incluindo resistência à insulina, diabetes e obesidade. Resultados de um estudo de 2012 sugerem que consumir bebidas doces com frequência pode desacelerar seu metabolismo. O estudo durou 12 semanas e contou com a participação de pessoas obesas e acima do peso, que consumiram 25% das suas calorias através de bebidas adoçadas com frutose em uma dieta de manutenção de peso. Essas pessoas experienciaram uma diminuição significativa no ritmo do seu organismo. Infelizmente não existem muitos estudos que comprovem a relação entre o ritmo do metabolismo e o consumo de bebidas açucaradas. Porém estudos já comprovaram que a frutose, presente nas bebidas açucaradas, aumenta a quantidade de açúcar na barriga e no fígado.

Falta de treinos de resistência

Se exercitar com o auxílio de pesos é uma boa estratégia para impedir o seu metabolismo de diminuir o ritmo. O ganho de força se mostrou favorável para aumentar o ritmo do metabolismo de pessoas saudáveis de acordo com assuntos, além de também aumentar o ritmo em pessoas com problemas cardíacos ou obesidade. Treinos de resistência aumentam a massa muscular, que substitui muita da sua massa gorda no corpo. Ter uma maior quantidade de massa magra significar que você irá queimar mais calorias quando estiver parado. Até pouquinhos exercícios de resistência podem aumentar o ritmo do su metabolismo, portanto sem desculpas!

Créditos de imagem: Shutterstock e Acneeinsten

Banner do site Reinehr.org