Ser saudável parece ser algo bem difícil. Mas não é. Ser saudável é muito mais simples do que você imagina e te garantimos que se você adotar essas cinco regras para a sua vida, entenderá nosso ponto de vista:

Regra #1 – Não coloque coisas tóxicas no seu corpo

Existem muitas coisas que estão nas prateleiras dos mercados que são extremamente tóxicas para o nosso corpo. Dado à natureza viciante de algumas dessas coisas, as pessoas possuem grandes problemas em evitá-las. Isso inclui cigarros, álcool e outras drogas. Se você tem um problema com algum desses… então dieta e exercício são o menor dos seus problemas. O álcool em moderação é okay para todos mas o tabaco e outras drogas não são aceitáveis em nenhuma quantidade.

Mas o que é muito mais comum hoje em dia é o consumo de alimentos altamente industrializados. Se você quer adotar um estilo de vida saudável, a primeira coisa a se fazer é parar de consumir o máximo possível de produtos industrializados. Isso pode ser difícil porque por muitos anos você consumiu esses alimentos e está acostumado/a com eles. Mas não se engane. Todo o produto industrializado passa pela mão de engenheiros alimentícios que os tornam o mais viciante possível. E em termos de vício, o açúcar é o primeiro da lista. Isso inclui sacarose e qualquer um dos seus derivados. Outro produto a ser evitado é a farinha branca, grande causadora de problemas. Evite também o uso de óleos vegetais e de alimentos que possuem gorduras trans em sua composição.

Regra #2 – Levantar pesos e se mover

Para uma boa saúde, é extremamente importante que você utilize seus músculos. E não somente para ficar com o corpo sarado e sim, para manter um estilo de vida saudável. Claro que se você se exercitar com regularidade, você irá melhorar a sua aparência física. Mas esses benefícios são só a ponta do iceberg. O exercício também é crucial para o bom funcionamento do seu corpo, cérebro e hormônios. Levantar peso diminui o açúcar no seu sangue e seus níveis de insulina, melhora o colesterol e diminui os triglicerídeos. Também aumenta seus níveis de testosterona e do hormônio do crescimento.

Além disso, o exercício te ajuda a perder peso – especialmente se combinado com uma dieta saudável. Não somente porque ele queima calorias, mas também porque melhora o seu status hormonal e as funções do seu corpo. Mas nem só de academias vive o exercício físico. Você é livre para escolher uma atividade que goste e que te dê prazer. Além disso, você pode malhar em casa através dos inúmeros vídeos de exercícios que existem no Youtube. Apenas encontre uma atividade física que você goste e que te faça bem.

07-12-16-site

Regra #3 – Durma bem

Dormir bem é essencial para manter uma boa saúde e estudo mostram que não dormir a quantidade certa por noite está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças como obesidade, por exemplo. Se você não consegue dormir bem e não sabe porque, o mais indicado seria consultar um médico. Problemas de sono como a apneia por exemplo, são comuns e passíveis de tratamento. Aqui vão algumas dicas para você melhorar a qualidade do seu sono:

  • Não tome café após as cinco da tarde
  • Tente ir dormir e acordar sempre no mesmo horário
  • Durma no ambiente mais escuro possível
  • Afaste-se do celular e da televisão 30 minutos antes e dormir

Regra #4 – Evite o estresse em excesso

Ser saudável também inclui uma mente sã. A maneira como sentimos e pensamos as coisas é muito importante… e estar estressado/a o tempo todo é uma receita para o desastre. Estresse em excesso pode aumentar os níveis de cortisol e causar diversos efeitos no metabolismo. Pode aumentar o seu desejo por junk food, gordura na área abdominal e aumentar o risco de desenvolvimento de várias doenças. Existem também estudos que associam o estresse com a depressão.

Para reduzir o estresse, tente simplificar a sua vida. Pratique exercícios, respire fundo e até tente meditar! Se você não consegue lidar com os problemas da vida sem se estressar, considere ir até um psicólogo para obter ajuda na resolução dos seus problemas. Superar seu estresse irá te fazer uma pessoa mais saudável e tranquila. Não viva a sua vida preocupado/a, ansisoso/a e sem relaxar e aproveitar. Respire fundo e aproveite tudo ao seu redor.

Regra 5# – Alimente seu corpo com comida de verdade

A maneira mais simples e efetiva de nutrir o seu corpo é com comida de verdade. Escolha comidas o menos industrializadas possíveis e coma muitas frutas, legumes, verduras, ovos, oleaginosas, sementes, gorduras naturais e laticínios. Se você é uma pessoa ativa, magra e saudável, comer carboidratos naturais como batata, batata doce e aveia é okay. Mas se você é obeso ou está acima do peso ou possui um metabolismo muito lento, consuma a menor quantidade de carboidratos possíveis. Muitas pessoas perdem peso só de se livrar dos carboidratos. Não importa o que você faça, apenas coma o mais natural e saudável possível.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org