saudemedictandored

Iniciando um novo estilo de vida.

– Beba pelo menos 3 litros de água por dia, uma média de 6 a 8 copos. Se o seu foco – além de uma alimentação saudável – é também o emagrecimento, saiba que a água induz a sensação de saciedade. Ingerir água é fundamental para evitar a retenção de líquidos, cálculos renais e para deixar sua pele bonita e hidratada. O papel da água no processo do emagrecimento funciona da seguinte maneira: ela possui ação termogênica, ajudando a acelerar o nosso metabolismo e, por isso, queimamos calorias. Beba água trinta minutos antes das refeições: a quantidade indicada é de 500 ml. Podemos emagrecer até 2Kg em um mês, tornando isso um hábito.

– Em seu novo modo de vida, você deve ingerir sucos naturais com adição zero ou mínima de açúcar. Lembre-se de não utilizar os refinados: quanto mais branco e refinado é o açúcar, mais processos químicos ele sofreu, ou seja, mais mal ele faz ao seu organismo. Se você ainda não consegue viver sem o açúcar, utilize quantidades minímas de açúcar Mascavo ou Demerara. Descarte os refrigerantes e sucos industrializados. Uma boa dica é, também, a água aromatizada.

– Reduza ao mínimo a quantidade de gordura processada na preparação dos seus alimentos. Adote o azeite de oliva extra-virgem, retire peles e gorduras das carnes, e dê preferências aos alimentos cozidos, assados e grelhados.

– Quando for preparar arroz, tente cozinhar sem óleo ou utilizando uma quantidade mínima de azeite de oliva extra-virgem. É possível dourar o arroz utilizando uma colher de sopa de óleo; uma boa pedida é adicionar ao arroz uma colher de chá cheia de açafrão – os benefícios do açafrão são inúmeros.

– Reduza a quantidade de sal na comida: retire o saleiro da mesa. Experimente substituir o sal por ervas finas, como orégano, salsa, manjericão, manjerona, sálvia, louro. Pimentas moídas também podem ser adicionadas aos pratos; você pode usá-las moderadamente e, mesmo assim, vão auxiliar na perda de peso. As pimentas são pobres em calorias e possuem a capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e, também, na redução da gordura, além de trazer benefícios ao coração, possuir ação anti-inflamatória e melhorar a imunidade.

– Procure variar seus pratos, podendo optar por trocas de alimentos. A rotina e a pouca falta de variedade podem fazer você desistir de seu novo estilo de vida.

–  Aumente a sua ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas (bagaço e casca), verduras, iogurtes e cereais integrais, farelo de aveia, aveia em flocos, linhaça, farinha de linhaça, chia, quinoa (grãos e flocos), granola, entre outros. A recomendação da ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas ao dia. Elas só desempenham sua função com o auxílio da água, então não se esqueça de ingerir fibras mas manter-se hidratado: isso evita prisão de ventre e gases. Uma dieta rica em fibras auxilia a perda de peso, pois elas induzem a sensação de saciedade, e por consequência, a ingestão de alimentos e calorias durante o dia será menor. Isso auxilia no combate ao sobrepeso e à obesidade. O consumo diário de fibras reduz o colesterol ruim, ajuda no controle da glicemia, no bom funcionamento do intestino e previne o aparecimento de câncer intestinal.

– Preste a atenção nos rótulos dos alimento:, um alimento que não contém açúcar, pode conter muita gordura e vice-versa. Alimentos industrializados, processados e embutidos, possuem doses extras de açúcar, gordura ou conservantes. Lembre-se que quanto mais natural e orgânica é a sua dieta, mais saudável ela é.

– Tente consumir de três a cinco frutas diferentes durante o dia, mas fique atento ao excesso de frutose (açúcar das frutas) de algumas frutas. Idealmente, elas devem ser ingeridas uma por vez, pois o acúmulo de frutose no organismo também pode levar à elevação dos picos de insulina e ao aumento do peso.

– Realize uma mastigação adequada, saboreie os alimentos; isso ajudará você a comer apenas o necessário. Quando mastigamos rapidamente, o alimento chega muito rápido ao estômago. Por conta disso, nosso cérebro demora mais a estabelecer a comunicação com o ponto de saciedade. Além disso, a mastigação correta auxilia nosso organismo na absorção dos nutrientes e ajuda a prevenir transtornos gastrointestinais.

– Fracione sua dieta em partes pequenas durante o dia, isso contribui para acelerar o processo de queima de calorias.

– Evite alimentar-se na frente da televisão, pois muitas vezes se perde a noção de quanto já comemos; preste a atenção no seu prato, saboreie o alimento!

– Não fique muitas horas sem se alimentar e não pule refeições. Isso faz com que se tenha muita fome na próxima refeição e que se coma além do limite.

– Use uma lista durante as compras. Não faça compras em jejum ou com fome.

– Realize uma atividade física que proporcione prazer e respeite os limites do seu organismo.

– Fique atento aos sinais que seu corpo transmite para que você saiba diferenciar fome de gula ou compulsão. A ansiedade muitas vezes nos faz descontar as emoções no alimentos – preserve a calma, reserve algum momento de silêncio com você mesmo, faça uma meditação, dê uma pausa para a sua mente.

– E por fim lembre-se, não há melhora na qualidade da sua saúde se não houver uma mudança de comportamento!