Nós passamos mais de um terço da nossa vida sob o colchão. Mas não se engane – só porque o corpo está dormindo não quer dizer que ele não esteja fazendo nada. Durante o nosso sono o corpo repara todas as coisas que não estão funcionando bem, para que quando o despertador toque e seja a hora de acordar, estejamos novinhos em folha. É por isso que quando estamos doentes, por exemplo, sempre recebemos recomendações médicas para dormirmos e descansarmos.

Como o corpo precisa desse tempinho para se recuperar, ficar levantando toda hora e rolando de um lado para o outro pode afetar nossa capacidade de julgamento, produtividade e a habilidade de reter novas informações e conhecimentos. Com o tempo isso pode contribuir para a obesidade, diabetes e para o mau humor. Portanto seja você uma pessoa matutina ou não, trazemos hoje a segunda parte das 26 dicas (no total) para dormir melhor.

Nota: Enquanto fatores como stress ou mudanças repentinas podem deixar você sem dormir algumas noites, problemas prolongados de sono podem ser sinais de algum problema de saúde como a apnéia do sono.  Se esse for o caso, visite um médico.

dormir-melhor-parte-2-site

Deixe a cafeína para as manhãs e começo da tarde

Tomar café no início da noite não é uma boa ideia, já que ele te estimula a ficar acordado. Para algumas pessoas, os efeitos da cafeína podem durar o dia todo. Já para outras a cafeína nem faz efeito. Descubra qual pessoa é você e tome café nos horários adequados.

Não fique se revirando na cama

Não consegue dormir? Se você já está a mais de 20 minutos deitado na cama sem conseguir dormir, saia da cama e faça alguma atividade relaxante como ler ou escutar músicas calmas. Pensar sobre não estar dormindo vai te deixar ainda mais ansioso – e ainda mais sem sono.

Preste atenção nos medicamentos que você toma

Alguns remédios possuem efeitos no nossos sono. Se você acha que talvez esteja dormindo mal por conta de algum remédio, fale com o médico que prescreveu ele para você.

Resultado de imagem para gatos na cama

Não coloque seus animais de estimação na cama

Dormir com seus bichinhos pode interferir na qualidade do seu sono. Eu sei que é difícil, mas coloque eles no sofá ou até mesmo em uma caminha própria.

Coloque seu despertador longe

Ficar vendo o tempo passar pode causar mais stress e tornar mais difícil que você durma. Além do mais a luz artificial de aplicativos pode atrapalhar nosso ritmo circadiano, fazendo com que nossos corpos queiram se levantar e fazer festa.

Use o celular ao seu favor

Existe uma variedade muito grande de aplicativos que ajudam você a ter uma boa noite de sono. Prestar atenção no seu sono durante alguns dias pode ajudar você a entender o que está dando certo e o que está dando errado na sua hora de descanso.

Escute música calma

A música pode te ajudar a ter um sono melhor e mais duradouro. Tente música clássica, folk ou qualquer outra coisa que seja leve.

Borrife um pouco de lavanda

O cheiro da lavanda talvez seja, o melhor antídoto contra a insônia. Tente borrifar lavanda no quarto ou ter uma vela com esse cheirinho agradável.

Relaxe seus músculos

Começando pelos pés, alongue os músculos. Deixe eles tensos e conte até cinco. Depois, relaxe. Faça isso em todos os músculos do seu corpo, de baixo para cima. Uma meditação noturna com foco na respiração também irá te ajudar a acalmar os nervos antes de ir para a cama.

Apague as luzes

Luzes claras, especialmente a chamada “luz azul” que é emitida pela maioria dos equipamentos eletrônicos, podem contribuir para distúrbios de sono. Portanto deixe o seu quarto em uma espécie de penumbra, para que você não se incomode com nenhuma fonte de luz.

Resultado de imagem para ar fresco

Inspire ar fresco

A exposição solar ajuda a regular o relógio interno do nosso corpo e com isso, o nosso relógio do sono. Tomar sol também nos ajuda a controlar a fadiga do dia a dia, fazendo com que tenhamos sono na hora de dormir.

Diminua o acesso à eletronicos perto da hora do sono

Como já dito anteriormente, as luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos podem afetar nosso sono. Portanto, limite o acesso ao celular e a TV na hora do sono.

Tome algo quente

Mesmo que não seja comprovado cientificamente que um copo de leite quente ajuda a dormir melhor, o relaxamento que temos após uma bebida quente seja ela chá, leite ou chocolate quente faz com que as pálpebras se fechem mais rápido.

Essas foram as nossas dicas para dormir melhor. Esperamos que vocês as coloquem em prática e nos contem quais foram seus resultados.

Banner do site Reinehr.org