É possível evitar ataques cardíacos, úlceras, dores de cabeça e outros problemas de saúde? Sim!!! É verdade que nós não temos o controle completo sobre o universo e as vezes coisas ruins acontecem. Mas é bem claro que uma saúde negativa aumenta o nosso risco de problemas de saúde. Sabendo o que eles são e os evitar pode ser muito importante para que tenhamos uma vida mais longa e feliz. Conheça cinco hábitos que você precisa abandonar agora mesmo para que sua qualidade de vida melhore:

Estresse

E o estresse ruim. Mas o que é estressa ruim? É aquele que causa uma resposta prejudicial e cíclica para o seu corpo, acompanhado de altos níveis de cortisol, açúcar no sangue, pressão sanguínea e problemas no sangue, tecidos e na imunidade. Em outras palavras, as coisas ruins que te deixam doente.

Mas nem todo o estresse é ruim. O bom por exemplo, inclui situações que são desafiadoras e que te deixam mais forte. Por exemplo, um emprego novo que está te levando até os teus limites de criatividade e habilidades e que faz seu coração bater mais forte, acompanhado daquele sentimento de que você vai conseguir cumprir seus objetivos. Ou o estresse de treinar para uma maratona que você está louco para participar e completar.

Mas como saber a diferença? O estresse ruim é aquele que te deixa mais preocupado do que estimulado, te deixando sem esperanças e vítima das circunstâncias. O bom estresse faz você se sentir desafiado. O estresse ruim te deixa com medo. Você pode transformar o estresse ruim em algo bom? É claro. Por exemplo, quando você está com medo de falhar em alguma tarefa, pare e respire por um momento. Encontre a calma em você. Tire a inspiração e a ajuda dos seus colegas/amigos. E transforme aquela tarefa em um desafio. O que não te mata, te fortalece.

Comer sem consciência

Isso inclui aquela alimentação em modo automático; de comer sem prestar atenção no que está comendo, sem prestar no tamanho das porções e na qualidade do alimento. Isso também inclui comer quando não se está com fome. Se você abre a geladeira para procurar sorvete porque é semana de provas finais e você vai pasar a noite acordado, ou porque você terminou um namoro, em ambos os casos isso é comer sem consciência.Você não está com fome; está bravo ou ansioso ou nervoso.

Em geral, você deve querer ter consciência a respeito do que está colocando dentro do seu corpo. Quase todos os alimentos processados nos fazem mal. Assim como os fast foods. Portanto, seja uma pessoa que consome com consciência. Se você não está prestando atenção ao seu sentimento de fome e ao que seu corpo quer comer, não está dando certo. Tenha consciência dos sinais e coma quando estiver com fome.

Não dormir direito

A falta de sono causa ganho de peso, levando ao desenvolvimento de doenças como problemas de pressão sanguínea. O ganho de peso acontece porque não dormir a quantidade de horas adequadas reduz o nosso supressor de apetite natural – a leptina – e aumenta o nosso “aumentador” de apetite – a grelina. A falta de sono também aumenta a ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade e reduz a concentração e a produtividade. Quer ser uma pessoa saudável e de sucesso? Durma até se sentir descansado(a)

Não escovar os dentes e não passar fio dental

Doenças bucais que ocorrem por conta da má escovação e por não passar fio dental, além de não visitar o dentista regularmente aumentam o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas. Isso porque gengivas que não estão saudáveis permitem que bactérias e placas entrem na corrente sanguínea e aumentem as inflamações.

Sentar

Ficar muito tempo sentado está relacionado com índices mais altos de pressão sanguínea alta, diabetes, colesterol alto e obesidade, independentemente de outros fatores. Assustador né? Portanto não importa o tipo de trabalho que você tem, levante e caminhe alguns minutos por dia. Não fique sentado somente.

Créditos de imagem: pinkomelet/Shutterstock

Banner do site Reinehr.org