Que as segundas-feiras normalmente são um dia muito estressante nós já sabemos. Mas se você está sob estresse crônico – sofrendo uma demanda diária de hormônios do estresse por conta de muito trabalho ou problemas pessoais – os sintomas podem ser um pouco confusos a princípio. Se você experiencia algum dos sintomas mostrados a seguir, tire um tempo para você e para relaxar todos os dias. Este post está dividido em duas partes sendo esta a primeira e hoje a segunda.

6º sintoma – espinhas que aparecem sem motivo

O estresse aumenta as inflamações que levam ao desenvolvimento de acne em pessoas adultas. Amacie a sua pele com loções que possuem ácido salicílico ou que possuem peróxido de benzoílo. Um tônico não comedogênico também irá ajudar a sua pele a não se manter tão seca. Se a sua pele não responder ao tratamento em algumas semanas, vá até um médico.

7º sintoma – desejo por doces

Não culpe os seus desejos por chocolate em seus hormônios femininos – é muito mais fácil a culpa ser do estresse. Quando pesquisadores da Universidade da Pensilvânia avaliar mulheres em períodos pré e pós menstruais, eles encontraram somente uma pequena baixa nos desejos de consumo de chocolate após a menopausa – e essa baixa não é o suficiente para explicar os desejos. É mais fácil que o estresse ou outros fatores liberem o desejo por chocolate do que a menstruação

8º sintoma – pele dolorida

Um estudo japonês descobriu que mais de 2000 pessoas que possuem dores crônicas no corpo tem o dobro de chances de se estressar do que pessoas sem a condição. Apesar de um problema de dor ser irritante e certamente causar estresse, estudiosos dizem que esse sentimento de ansiedade e tensão também agrava condições mais escondidas como dermatites na pele.

9º sintoma – alergias piores do que o comum

Em um experimento de 2008, pesquisadores da Ohio State University descobriram que pessoas com alergia sofriam mais ainda com as suas alergias após serem submetidas a ansiedade e estresse. Os hormônios do estresse podem estimular a produção de IgE, uma proteína do nosso sangue que causa reações alérgicas. Por isso que muitas vezes quando pessoas estão sob grande estresse, podem acabar desenvolvendo algumas alergias cutâneas como bolinhas vermelhas na pele, por exemplo.

10º sintoma – dores na barriga

A ansiedade e o estresse podem causar dores no estômago, juntamente com dores de cabeça, nas costas e insônia. Um estudo com quase 2000 homens e mulheres descobriram que aqueles que estavam mais estressados possuíam cerca de três vezes mais chances de terem dores abdominais do que aqueles que estavam relaxados. A conexão exata ainda não está clara, mas uma teoria diz que o intestino e o cérebro compartilham caminhos nervosos; quando a mente reage ao estresse, o intestino acaba recebendo o mesmo sinal. Por conta dessa conexão, aprender a controlar o estresse com auxílio psicológico, meditação ou até através de exercícios físicos, pode acabar ajudando a diminuir os problemas no estômago também.

Créditos de imagem: ESB Professional/Shutterstock

 

Banner do site Reinehr.org