7-razoes-terca-site

 

Ter dificuldades para perder peso é uma das reclamações mais comuns que ouvimos. Muitas pessoas tentam se exercitar e comer direitinho, mas simplesmente não conseguem. Por não obterem sucesso na sua tentativa, acabam se desencorajando e desistindo. Aqui vamos listar 7 razões que contribuem para que as pessoas não consigam perder peso. Talvez você se identifique em alguma delas e esperamos que isso possa te ajudar a encontrar motivação para tentar mais uma vez.

Buscar atingir as metas muito rapidamente

É muito importante que você tenha uma noção de qual é a sua meta de perca de meso, mas muitas pessoas acabam desistindo de atingir essa meta por ela estar muito longe. Perder peso é um processo que leva tempo e perseverança. Você deve dar um passo de cada vez e aos poucos, os resultados irão aparecer. Além da sua meta a longo prazo, faça metas de curto prazo que você sabe que alcançará com mais facilidade. Atingindo essas metas, você terá mais motivação para seguir em frente.

Descontar na comida

A sua relação com a comida sempre deve ser a melhor possível. Comer é um ato que vai muito além da nutrição do corpo. Mas descontar os seus sentimentos de stress e de tristeza na comida não é uma maneira de cultivar essa relação de uma boa maneira. Se você é dessas pessoas que desconta qualquer coisa na comida, está na hora de você aprender a lidar com seus impulsos compulsivos.Talvez a meditação possa te ajudar a entender as necessidades e demandas do seu corpo. Observar seus pensamentos e emoções, ao invés de misturar todos eles, pode te ajudar a quebrar esse ciclo que relaciona a comida com a melhora emocional, fazendo você tomar decisões mais sábias sobre a alimentação.

Odiar a si mesmo

Você jamais irá melhorar seu corpo se odiar ele. Inconscientemente você faz, diariamente, diversas afirmações negativas sobre o seu corpo, especialmente sobre a sua aparência. Dizer que você é um fracassado e que não merece ser amado é uma mentira. Mesmo que você alcance o corpo que sempre quis, se continuar com esses pensamentos errados e negativos, de nada vai adiantar.

Não nutrir corretamente o seu corpo

Faça um favor ao seu corpo e esqueça as dietas malucas, especialmente aquelas que não deixam você comer nada e que te levam a comer só coisas que você odeia. O seu peso é um reflexo de diversos fatores biológicos e psicológicos. Você tem que nutrir muito bem corpo e alma, para que seu corpo funcione corretamente. Mude a sua percepção sobre a comida. Ao invés de pensar em como você irá parar de comer tal coisa para punir seu corpo pelo ganho de uns quilnhos extras, comece a pensar em como você pode perder esse peso extra através da ingestão de alimentos nutritivos e do bem. Ao se privar de comer bem, você deixa seu corpo em modo de teste de sobrevivência. Não faça isso!

Ficar procurando maneiras de emagrecer rapidamente

Existem diversos vídeos, livros, programas de emagrecimento que prometem milagres em pouco tempo como “4 minutos de exercícios que te deixarão com o abdômen trincado”. Aí você segue todas essas informações todas, não alcança o sucesso esperado e pu: desiste e ganha todo o peso que tinha perdido. Não existem maneiras de mudar seu corpo rapidamente. Já dissemos antes: emagrecer é um processo que leva tempo. Encontre o que funciona para você e siga isso.

Só se importar com a perda de peso

Perder peso não significa saúde. O câncer por exemplo, é uma doença que faz você perder peso e não ficar com saúde. Você precisa PARAR de associar o ganho de peso como um sintoma de alguma doença no corpo ou psicológica. Você tem que se tornar saudável para perder peso, não perder peso para ser saudável. Um peso saudável e equilibrado vai acabar sendo uma consequência natural de uma boa saúde.

Esquecer da saúde mental

Muitas vezes as pessoas fazem tudo direitinho e ainda sim não perdem peso. Esquecer da sua saúde mental e dos fatores psicológicos que acompanham sua vida – como problema de tireoide por exemplo – faz com que você não perca peco. Quando você estiver passando por algum problema que envolva a sua saúde mental, talvez a comida seja seu refúgio. E não é sua culpa. Portanto cuide de seu corpo e de sua mente.

Se identificou com alguma das questões levantadas aqui no texto? Qual é a sua maior dificuldade na perca de peso?

Acesse nosso I Workshop do Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos.