Fit body

A internet está cheia de dietas milagrosas e receitas para emagrecimento. É dieta da melancia, do chá de hibisco, de não sei mais o que…. A maioria dessas coisas não funcionam e existem provas de que elas não funcionam. Porém, muitas pessoas ainda acreditam em tudo que veem na rede. Trazemos aqui os 12 maiores mitos sobre a perda de peso. Descubra com a gente o que é verdade e o que não passa de propaganda enganosa.

As calorias são todas iguais

As calorias são uma medida de energia. Todas as calorias possuem a mesma quantidade de energia dentro delas. Porém isso NÃO significa que todas as fontes de calorias tem o mesmo efeito no seu peso. Comidas diferentes passam por processos metabólicos diferentes que podem ter efeitos diversos na nossa fome e nos hormônios que regulam o nosso peso. Por exemplo, uma caloria oriunda de uma proteína não é a mesma coisa que uma que vêm de um carboidrato. Substituir carboidratos e gordura por proteínas pode impulsionar o metaboliso, reduzir o apetite e os desejos, enquanto se otimiza a função de alguns hormônios reguladores do peso. Além do mais, calorias que vem de comidas naturais, como as frutas por exemplo, preenchem muito mais o corpo humano do que aquelas que vem de comidas refinadas.

Perder peso é um processo linear

Ninguém perde peso de maneira linear. Em alguns dias ou semanas você perde peso e na outra semana ganha alguns quilinhos. Isso não é caso de preocupação. É normal que o nosso peso flutue entre altos e baixos. Por exemplo, você pode estar carregando mais comida em seu sistema digestivo ou seu corpo pode estar retendo mais água que o comum – algo que acontece muito com as mulheres durante o ciclo menstrual. Enquanto os números da balança continuarem baixando um pouco a cada semana, não importa as flutuações. Com o tempo, o sucesso chegará.

Suplementos te ajudam a perder peso

A indústria de suplementos para a perda de peso é gigantesca. Existem diversos tipos de suplementos que dizem ter efeitos imediatos. Porém quando se estuda esses suplementos, descobre-se que eles não são tão efetivos quanto dizem. A razão pela qual eles funcionam na maioria das pessaos se deve ao chamado efeito placebo. As pessoas acreditam na propaganda e querem mais do que tudo que o suplemento as ajude a perder peso, então acabam se tornando mais conscientes do que comem. Claro que existem alguns suplementos que podem te ajudar na perda de peso. Porém é sempre a longo prazo e não é nada significativo.

Obesidade é sobre força de vontade, não é um aspecto biológico

É uma grande mentira dizer que a perda de peso ou o ganho de peso são coisas relacionadas com escolhas na vida. A obesidade é uma desordem muito complexa com dezenas – senão centenas – de fatores que contribuem para a sua existência. Existem diversas variações genéticas que são relacionadas com a obesidade e várias condições médicas que podem aumentar o risco de uma pessoa se tornar obesa. Nosso corpo é composto de diversos hormônios e vias biológicas que devem regular o nosso peso. Em pessoas obesas esses aspectos sofrem disfunções, fazendo com que a perda de peso seja muito difícil.

Existem muitas crianças obesas hoje em dia. Como é que podemos acusá-las de não ter força de vontade para estarem no peso ideal? É óbvio que existem fatores genéticos e biológicos que contribuem para ela estar assim. Claro que isso não significa que as pessoas devem simplesmente desistir de perder peso e aceitar seu destino. Perder peso é sempre possível, só é mais difícil para algumas pessoas.

“Coma menos, se exercite mais” é um bom conselho

A gordura do nosso corpo é energia armazenada (calorias). Para perdermos gorduras, mais calorias devem estar saindo das células gordurosas do que entrando. Em outras palavras, se saem mais calorias do que entram, perde-se peso. Isso é um fato. Por isso a frase “coma menos, se exercite mais” causaria a perda de peso, já que funciona tanto para o consumo de calorias quanto para o gasto delas. Porém isso é um péssimo conselho para quem sofre com problemas que envolvem o peso. A maioria das pessoas que seguem esse conselho acaba ganhando o peso novamente, e existem razões psicológicas e bioquímicas para isso. Dizer para uma pessoa comer menos e se movimentar mais não é o suficiente. Uma mudança de perspectiva e comportamento é necessária para que ela emagreça, além de uma alimentação adequada e prática de exercícios.

Carboidratos te deixam gordo/gorda

Dietas low-carb podem ajudar a perder peso e isso já foi comprovado cientificamente. Em muitos casos, isso acontece sem que as pessoas percebam. Enquanto os carboidratos forem mantidos em níveis baixos e o consumo de proteínas alto, as pessoas perdem peso. Porém, isso não significa que os carboidratos por si causam o ganho de peso. A verdade é que carboidratos refinados (como cereais e açúcares) estão diretamente ligados com o ganho de peso porém comidas naturais ricas em carboidratos são saudáveis.

Comer gordura te deixa gordo

A gordura estocada no nosso corpo por si só é gordura pura. Então, comer mais gordura faz com que tenhamos um estoque cada vez maior disso. Parece lógico né? Entretanto, as coisas não são tão simples. Enquanto as calorias estiverem dentro do limite, consumir gordura não irá te deixar gordo. Inclusive, dietas ricas em gorduras e pobre em carboidratos se mostraram muito eficientes na perda de peso. Como a maioria das coisas na nutrição, essa afirmação depende do seu contexto. Comer muita gordura juntamente com muito carboidrato, ricos em calorias e com muitas porcarias vai definitivamente fazer com que você engorde. Mas não é somente por causa da gordura.

Resultado de imagem para café da manhã

Tomar café da manhã é necessário para perder peso

Estudos mostrou que pessoas que não tomam café da manhã tendem a pesar mais que aqueles que tomam. Entretanto, isso possivelmente acontece porque as pessoas que tomam café da manhã, de uma maneira geral, possuem hábitos saudáveis na sua vida. Em um estudo feito com 309 homens e mulheres comparou recomendações de tomar café da manhã e de não tomar. Eles não encontraram diferença alguma depois de 4 meses de estudo. Não importa se as pessoas tomavam ou não café, não havia mudança no peso. Também é um mito a ideia de que o café da manhã impulsiona o metabolismo, ou que comer diversas refeições pequenas faz com que você queime mais calorias durante o dia. Coma enquanto você está com fome e pare quando se sentir satisfeito.

Fast food engorda

Nem toda fast food é do mal. Por conta do crescimento da consciência saudável pelo mundo, muitas redes de fast food estão oferecendo opções mais saudáveis para seus clientes. Existem até algumas redes de fast food especialistas em alimentação saudável. Claro que o MC Donalds, Burguer King, Bob’s e outras redes continuam sendo junk food. Mas caso você precise comer algo rapidamente, saib que existem opções saudáveis sim.

Dietas para a perda de peso funcionam

A indústria da perda de peso quer que você acredite que dietas funcionam. Porém, estudos comprovam que fazer dietas muito restritivas não funcionam a longo prazo. 85% das pessoas acabam ganhando o peso novamente em questão de um ano. Outros estudos mostram que pessoas que fazem dietas são as que possivelmente irão ganhar peso futuramente.

A verdade é que você não deveria encarar a perda de peso como uma dieta. Ao invés disso, faça a sua meta mudar seus hábitos e seu estilo de vida, para que você seja uma pessoa mais saudável e feliz. Se você aumentar sua atividade física, comer e dormir melhor, a perda de peso será algo que virá naturalmente.

Pessoas obesas não são saudáveis, pessoas magras são saudáveis

É verdade que a obesidade está relacionada com o risco do surgimento de diversas doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Porém, existem muitas pessoas que são obesas e que possuem um metabolismo saudável e muitas pessoas magras que possuem as mesmas doenças citadas anteriormente. O que importa é a saúde interna e dos órgãos. Pense nisso”

Comidas diet te ajudarão a perder peso

Muitas junk foods são consideradas saudáveis, como comidas com pouca gordura, comidas sem gordura, alimentos sem glúten e bebidas com grandes quantidades de açúcar. Porém, você NÃO pode confiar nessas comidas Os rótulos mentem! Se o rótulo diz que aquele alimento é saudável, quer dizer que no fundo ele faz mal para você.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!