Volta e meia somos apresentados para uma nova dieta que promete fazer você perder peso sem esforço algum, ou algum tipo de alimentação como a paleo ou a low carb. A sua amiga fez a dieta da melancia, deu super certo e você tentou fazer e foi um fiasco. Isso é bem comum de acontecer afinal, cada pessoa é de um jeito, cada metabolismo funciona de uma maneira e o seu organismo não é igual ao da sua amiga. Portanto, usar as pessoas ao seu redor como exemplo de que funcionaram em uma determinada dieta não irá te levar – necessariamente – a dar certo também. Confira as nossas dicas para encontrar a dieta perfeita para você:

Evite qualquer plano alimentar/dieta que use a palavra inimigo

Perder peso é algo complexo e não algo que pode ser resolvido milagrosamente como afirmam as revistas de alimentação e esportes. Perder peso é sobre calorias, qualidade da comida, hormônios, histórico de saúde, genética, exercícios, tipo físico, alergias alimentares, idades e até seu histórico familiar.

Isso quer dizer que você precisa se tornar um expert em nutrição antes de começar a seguir um plano alimentar? Claro que não!  Mas isso significa que todas as dietas que sugerem a mudança de apenas um hábito são pura lorota. Isso mesmo. Fuja desse tipo de dieta pois elas simplesmente não funcionam. é extremamente ridículo dizer que ao evitar somente uma coisa na sua alimentação você irá emagrecer, seja essa coisa carboidratos, gorduras, farinhas, laticínios, glúten, açúcar, lanchinhos da meia-noite…. Mudar somente UM hábito não irá fazer com que você perca peso. O que irá fazer você perder peso é ajustar a sua alimentação para o consumo adequado de carboidratos, proteínas, gorduras e todos os outros nutrientes.

Proibir a si mesmo o consumo de determinado alimento não irá funcionar a longo prazo. Por que? Porque você não precisa se restringir de comer algo que você gosta para sempre. A comida não é sua inimiga e sim, sua amiga.

Claro que você não pode ficar comendo o dia inteiro chocolate e batata frita, por exemplo. Mas você pode comer um ou outro uma vez na semana, quando sai para jantar com seus amigos e família.

Pense na dieta como um relacionamento

Olhar o tipo de alimentação que funciona para a sua amiga, irmã, companheira de trabalho ou modelo favorita, é uma péssima ideia. E é assim que a maioria das pessoas pensa em começar a dieta. Ao invés disso, pense na dieta como se fosse um relacionamento.

Você não poderia estar no relacionamento com uma pessoa que você odeia desde o início, então porque você faria isso com a sua alimentação? Qualquer coisa que você irá fazer e que você pensa que irá tornar a sua vida miserável, é ruim. Talvez seu corpo sobreviva a isso, mas a sua mente não. Você irá desistir do plano, vai passar a odiar se alimentar de maneira saudável e ficar frustrado/a e confuso/a – muito mais do que quando decidiu começar algo.

Escolher uma dieta porque parece uma boa opção ou porque funcionou para alguém próximo de você não é uma boa ideia. Você deveria escolher algo que priorize a sua personalidade, preferência e estilo de vida. Faça o que funciona para o seu corpo. Você tem um corpo diferente do de seus amigos/suas amigas. Se você quer viver uma boa vida, com pouco estresse e com saúde, escolha um plano que funcione para você – individualmente.

Foque no resultado

A parte mais importante de qualquer dieta/plano alimentar é a sua consistência e sustentabilidade. Você precisa ver o resultado final quando o assunto é nutrição e sua saúde. Assim como você não transforma seu corpo ao fazer um exercício repetidamente por 30 dias, você não irá mudar seu corpo permanentemente ao se comprometer a fazer algo por um curto período.

Comer é algo social, divertido e que traz felicidade. Você deve se sentir no controle e saber que as suas escolhas saudáveis estão fazendo a diferença e te ajudando no caminho para chegar aonde você quer – sem te privar de viver sua vida normalmente. Escolher uma dieta é como investir em sua carreira. Se você quer chegar no topo, tem que ir construindo passo a passo.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org