A maioria de nós sabe como é estar na eterna montanha russa da vida saudável. Nós descobrimos um novo programa fitness ou uma dieta da moda através dos nossos amigos e já achamos que essa é a solução dos nossos problemas. Fazemos algumas pesquisas sobre nossas descobertas e decidimos que essa é a solução para todos os nossos problemas. Compramos roupas novas para se exercitar, calçamos tênis novos também e até pensamos em fazer um suco verde para fazer um detox. Postamos foto no Instagram e sabemos no fundo do nosso coração, que essa é a mudança que precisamos e mal podemos esperar para começá-la.

Pulamos de cabeça nos novos planos: a vida fitness nos está fazendo bem e a alimentação nunca esteve tão certa. Nós estamos mais felizes e empolgados que nunca. Porém algumas semanas passam e as nossas medidas e o peso mal mudam. Nos olhamos no espelho e pensamos: Eu pareço diferente? E é aí que a casa começa a cair. A motivação aparece, o desejo de comer tudo que vê pela frente volta. Mas as coisas não precisam ser assim.

Porque certas dietas e exercícios não funcionam?

As dietas e os treinos montados não são ruins, o problema é o jeito que eles são apresentados para a gente. Nos é prometido uma coisa incrível, com resultados que irão mudar sua vida. Nos mostram exemplos incríveis de pessoas que aderiram a esse tipo de coisa e tiveram mudanças drásticas em muito pouco tempo. Nos fazem acreditar que estamos comprando algo que é a prova de falhas, que irá fazer com que nossos objetivos sejam atendidos.

Porém a realidade é que nada vem fácil. Nada na vida saudável chega rápido. Toda e qualquer dieta e todo e qualquer programa de exercícios físicos requer trabalho duro. E muito trabalho duro. E exige também muito comprometimento. E você só sabe como que deve ser o seu plano alimentar e o seu exercício físico se você aprender a prestar atenção no seu corpo e nas necessidades que ele apresenta. Além disso, é essencial que você seja o seu principal motivador.

Agora pensa comigo: se na hora de escolher uma dieta ou um plano de treinos nos fosse mostrado uma pessoa que não consegue ainda fazer os exercícios mais básicos ou alguém que está sofrendo porque não pode comer doces e frituras, você escolheria essas ideias? Pularia de cabeça nesses objetivos. Tudo que vem fácil, vai fácil. Emagrecer leva tempo – algo que o nosso Programa de Emagrecimento Sustentável compreende, por exemplo.

rotina-saudavel-site

Por que o que funciona para um nem sempre funciona para o outro?

Uma das primeiras coisas que aprendemos na escola é que todos somos diferentes. E isso é uma grande realidade quando o assunto é saúde e exercícios físicos Nosso corpo reage de maneira diferente, dependendo do treino que lhe é exposto. Nosso estômago lida de maneira diferente com cada um dos alimentos. Alguns de nós ficam felizes e empolgados de ir para a academia. Outros odeiam.

Você quer saber a verdade sobre qual é a melhor rotina saudável para você? É aquela que você consegue seguir. Simples assim. Cada um de nós precisa encontrar o exercício que é perfeito para si. Para alguns é musculação; outros treinamento funcional; outros uma aula de dança. Não importa o tipo de exercício, o que importa é a prática de alguma atividade física todos os dias. E nós precisamos encontrar uma maneira de nos alimentarmos de maneira saudável vivendo nossa vida normalmente. Sem neuras, por favor!

Como saber se você estou no caminho certo?

Para nos tornarmos indivíduos mais saudáveis, precisamos ser o tipo de pessoa que tenta coisas diferentes, que escuta seu corpo e que encontra mudanças positivas no seu estilo de vida. Não existe um plano padrão para quem quer mudar seus hábitos. Só existe o que funciona para a gente enquanto indivíduos. Não vai ser fácil. Mas vai valer a pena. Então como identificamos qual é a dieta e o melhor exercício para nos ajudar nessa missão de nos sentirmos mais saudáveis e felizes a longo prazo? Comece se perguntando:

Eu sinto prazer em fazer isso?

Você não precisa ser completamente obcecado por isso, mas tem que sentir prazer em uma quantidade que seja o suficiente para vencer a preguiça que muitas vezes se aloja na sua mente. A pergunta oposta para se fazer é “Isso é um sacrifício para mim?” Se for, oq eu você está fazendo ainda não é o ideal para você.

É sustentável?

Todos temos rotinas diferentes. Uma pessoa que trabalha 60 horas semanais vai ter uma rotina diferente de um estudante da faculdade que não faz muitas classes, por exemplo. Mesmo que você ame o que faz, o tempo que você se compromete a atividade deve ser sustentável, ou você vai acabar falhando por excesso. Encontre aquilo que é manejável dentro da sua vida agora. Você sempre pode adicionar um a mais depois, seja mais tempo de exercício ou um novo hábito alimentar.

Está funcionando?

Cheque seu progresso a cada dois meses ou quando for fazer alguma mudança na sua rotina de exercícios, por exemplo. Você consegue agora correr mais que antes? Levanta pesos mais pesados ou faz mais repetições? Então é um bom sinal! Você também pode tirar a sua medida e se pesar, para manter anotadinho tudo que mudar em você.

Ao aceitar que encontrar a rotina saudável ideal para você vai envolver tentar e falhar até aceitar, e que vai demorar para você atingir seu tão sonhado objetivo, você estará um passo mais perto do estilo de vida que te levará a atingir suas metas e a ser a sua melhor versão 🙂

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!