Infelizmente muitas pessoas que perdem peso acabam ganhando ele todo de novo. Na verdade, apenas 20% das pessoas que estão acima do peso e começam uma dieta, terminam alcançando os seus objetivos e os mantendo por muito tempo. Mas porque muitas pessoas ganham novamente o peso que elas perderam? Alguns motivos são, por exemplo:

  • Dietas restritivas: Uma dieta com calorias extremamente restritivas pode desacelerar o seu metabolismo e mudar os seus hormônios que regulam o apetite, contribuindo para que você ganhe peso;
  • Foco errado: Quando você pensa na dieta como algo que irá ter resultados imediatos e não como uma solução a longo prazo que irá melhorar sua saúde, você terá mais chances de desistir e ganhar o peso novamente;
  • Falta de hábitos sustentáveis: Muitas dietas são baseadas em força de vontade ao invés de hábitos que você pode incorporar na sua rotina. Elas focam em regras ao invés de focarem em mudanças de estilo de vida, o que pode levar você a se sentir desencorajado(a) e acabar desistindo;

Porém não deixe esses números te deixarem para baixo! Existem diversas coisas que você pode fazer – e a maioria delas comprovada cientificamente – para manter o seu peso, desde se exercitar até controlar o estresse. As primeiras dicas estão aqui, as segundas aqui e hoje trazemos o restante para você!

27.01.17 site

Saiba o que você come

As pessoas que tem mania de anotar o que comem podem ter mais chances de manter o seu peso. Manter um diário de alimentação é muito útil porque te ajuda a manter consciência do quanto você está comendo e o mais importante, o que você está comendo. Você pode anotar as suas refeições em um caderninho ou até mesmo em aplicativos para celular.

Coma vegetais

Diversos estudos conectam o alto consumo de vegetais  com um melhor controle de peso. Isso acontece porque os vegetais são pobres em calorias. Você pode comer grandes porções sem se preocupar em ganhar peso. Além disso, os vegetais são fontes de nutrientes e vitaminas essenciais para o nosso corpo, além de serem ricos em fibras que são as responsáveis pelo sentimento de saciedade. Por conta desses benefícios, tente consumir pelo menos dois vegetais em cada uma de suas refeições.

Seja consistente

A consistência é a chave para deixar os seus quilinhos a mais no passado. Ao invés de uma dieta ioiô que fica num vai e volta de peso, é melhor manter-se focado na sua atual alimentação e estilo de vida. Enquanto adotar um novo estilo de vida pode parecer demais a princípio, fazer escolhas saudáveis irão se tornar um hábito natural no momento que você torná-las algo parte natural da sua vida. Assim, o estilo de vida saudável se tornará algo que você viverá sem esforço algum, tornando a manutenção do peso algo muito mais fácil.

Coma conscientemente

Comer de maneira consciente é a prática de escutar o seu apetite interno e manter atenção na sua refeição e no modo como você ingere os alimentos. Envolve comer devagar, sem distrações e com uma mastigação que permite que você sinta o aroma e o sabor da sua refeição. Quando você come dessa maneira existem mais chances de você parar de comer quando está se sentindo verdadeiramente satisfeito(a). Se você come enquanto está distraído(a), pode ser difícil reconhecer essa saciedade e você pode vir a comer mais do que o necessário. Portanto, tenha consciência dos alimentos que você está ingerindo e do processo alimentar que está consumindo.

Faça mudanças sustentáveis

A razão pela qual muitas pessoas falham em manter seu peso é porque seguem dietas irreais e que não são sustentáveis com o decorrer do tempo. Essas dietas causam sentimentos de depravação, que com frequência levam você a ganhar mais peso do que perdeu. Manter seu peso é sinônimo de fazer mudanças sustentáveis no seu estilo de vida. E isso varia de pessoa para pessoa mas geralmente inclui não ser extremamente restritivo com alimentos, manter-se consistente e fazer escolhas saudáveis sempre que possível.

Esperamos poder ter ajudado você com essas dicas 🙂 você tem alguma dica para compartilhar? Escreva nos comentários!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!