Tenha o pensamento certo

Perder peso não é tarefa fácil. O corpo humano possui memória física e perder peso é a arte de tentar criar um novo plano físico e uma nova memória física. De repente a perda de peso não é sustentável. Quando aceitamos que perder peso é possível e que você estará nessa jornada por algum tempo dando um passo de cada vez, o resto da sua perda de peso será automática. O caminho pode parecer frustrante algumas vezes mas a experiência da jornada vale a pena. Lembre-se que não existem dietas milagrosas que irão te fazer perder 20kg em duas semanas. O que existe é reeducação alimentar e um dia de cada vez.

Adote uma abordagem científica

O corpo humano é uma equação complicada. Porém a equação da perda de peso é bem simples: queime mais calorias que você consumir. Com essa abordagem, você não precisa seguir uma dieta muito restrita e fazer a experiência ser desagradável. Vá até o mercado com uma lista de produtos saudáveis e compre somente isso. Tenha consciência do tipo de alimento que você consome e dos ingredientes que o compõe. Lembre-se que nem sempre contar calorias resolve visto que muitas vezes um alimento pobre em calorias também é pobre em nutrientes para o seu corpo.

Encontre uma rotina de exercícios que você goste de praticar

Todo mundo queima uma certa quantidade de calorias diariamente pelo simples fato de realizar atividades corriqueiras como caminhar pela casa, respirar, trabalhar. Cada pessoa queima uma quantia própria visto que isso depende da rotina de cada um e de suas atividades cotidianas. Se você quer perder peso, precisa se exercitar e queimar calorias. Embarque em um programa de exercícios que consista em cardio (correr na rua ou na esteira, andar de bicicleta, pular corda, dançar…) + musculação. Encontre a trilha sonora perfeita e se exercite, com prazer e diversão. A prática de atividades físicas deve ser algo que você gosta de fazer e não um fardo. Portanto, encontre o exercício que irá te fazer ter vontade de sair de casa todos os dias para malhar. Se você não gosta ou não tem tempo de ir até a academia, pratique exercícios em casa (existem milhares de vídeos no Youtube que mostram exercícios para serem feitos em qualquer lugar apenas utilizando o peso do corpo) ou pratique algum esporte. Apenas encontre um exercícios que você goste e o faça.

Faça da comida o seu remédio

Existem muitas teorias sobre dietas mas a regra é simples. Coma alimentos orgânicos e limpos, coma em moderação, consuma muitos vegetais, pouco açúcar, proteína o suficiente e tome muita água e chá (e um pouco de café). Faça sucos detox de vez em quando para deixar seu corpo em dia, consuma muitas fibras. Tempere a sua comida com temperos naturais e que ajudam na perda de peso (como o gengibre, canela, mel e alho). Consuma alimentos ricos em gorduras boas como óleo de coco e oleaginosas. Nem todos os dias você vai conseguir ir malhar mas tente se manter ativo todos os dias. Suba as escadas ao invés de pegar o elevador, caminhe pelo seu escritório, faça mais coisas de a pé. E lembre-se que a comida deve ser algo que nutre e deixa seu corpo em dia e não algo que te faz mal e deixa pesado.

Use redes sociais e aplicativos

Hoje em dia existem tantos aplicativos de redes sociais que podem te ajudar a perder peso. Alguns deles possuem rotinas de exercícios físicos prontas para você fazer, outros te ajudam a saber o valor nutricional de alimentos, a planejar a sua alimentação do dia e alguns até te ajudam a lembrar de tomar água. Encontre os aplicativos que você acha que podem te ajudar nessa jornada de uma alimentação mais adequada e de exercícios diários. O BTFit e o SworkIt por exemplo, são dois aplicativos que podem te ajudar a se exercitar em casa com o peso do próprio corpo e que também contam com o serviço de personal trainer online, montando um treino para você fazer na academia.

Celebre seu sucesso

Não há dúvidas de que perder peso tem seus momentos difíceis quando o progresso parece devagar. Portanto quando você perceber o progresso, celebre o quanto você puder em uma maneira que você goste. Algumas sugestões incluem comprar uma roupa nova para ir até a academia ou sair com os(as) amigos(as) para ir até um bar. Compartilhe os seus avanços com aqueles que você ama e continue seguindo em frente para alcançar mais e mais os seus objetivos.

E você, tem alguma dica infalível para perder peso?

Créditos de imagem: VGstockstudio/Shutterstock

Banner do site Reinehr.org