Pessoas que estão perdendo peso tem a mania de contar calorias. Porém, restringir as calorias de maneira severa pode levar você a desenvolver diversos problemas de saúde. Confira porquê não é uma boa ideia restringir calorias.

Pode desacelerar o seu metabolismo

Comer com certa regularidade menos calorias do que o seu corpo precisa pode desacelerar o seu metabolismo. Diversos estudos mostram que dietas pobres em calorias podem diminuir o número de calorias queimadas pelo seu corpo em 23%. Além disso, esse ritmo lento pode persistir por muito tempo – mesmo que você não esteja mais restringindo calorias. Na verdade, pesquisadores acreditam que um metabolismo lento pode ser a explicação de porquê 80% das pessoas que emagrecem, ganham peso outra vez.

Uma das maneiras que a restrição calórica pode desacelerar o seu metabolismo é a perda de massa muscular. Essa perda ocorre especialmente se a restrição inclui diminuição no consumo de proteínas e sedentarismo. Para prevenir a sua perda de peso de afetar o seu metabolismo, tenha certeza que você está consumindo a quantidade adequada de calorias.

Pode causar fadiga e deficiências de nutrientes

Comer regularmente menos calorias do que você deve pode causar fadiga e fazer com que seja mais difícil que você consuma a quantidade diária adequada de nutrientes. Muitas vezes reduzir o consumo de calorias significa resumir o consumo de ferro, vitamina B12 e folato. Isso pode levar a anemia e extrema fadiga. Outros nutrientes que podem ser limitados são:

  • Proteínas: Não consumir alimentos ricos em proteínas como carnes, peixe, feijões, lentilhas, ervilhas, oleaginosas e sementes pode causar perda muscular, queda capilar e unhas fracas.
  • Cálcio: Não consumir alimentos ricos em cálcio como laticínios, folhosas verdes, tofu e leite pode reduzir a força dos ossos e aumentar o risco de fraturas.
  • Biotina e Tiamina: Um baixo consumo de grãos integrais, legumes, ovos, laticínios, oleaginosas e sementes pode limitar a sua ingestão dessas duas vitaminas B, resultando potencialmente em fraqueza muscular, perda de cabeo e pele descamada.
  • Vitamina A: Não consumir alimentos ricos em vitamina A como carnes, peixes, laticínios, folhosas verdes e frutas cores de laranja pode deixar o seu sistema imunológico fraco
  • Magnésio: Um consumo insuficiente de magnésio proveniente de grãos integrais, oleaginosas  folhosas verdes pode causar fadiga, cãibras e ritmos anormais de coração.

Pode deixar seus ossos fracos

Isso acontece porque a restrição calórica pode reduzir os níveis de estrogênio e progesterona. Baixos níveis desses dois hormônios reprodutivos estão ligados à redução de formação óssea e aumento da quebra de ossos. Além disso, a restrição calórica – especialmente quando combinada com exercício físico – pode aumentar os níveis dos hormônios do estresse, que também pode levar a perda de ossos.

Créditos de imagem: Bega/Shutterstock

 

Banner do site Reinehr.org