As coisas fluem com mais facilidade, diminui o risco de diabetes e de doenças do coração, nos deixam mais cheios por mais tempo. O que será esse ingrediente mágico? FIBRAS! Elas são essenciais para a nossa alimentação, e mais: comer bastante fibra em uma refeiçõ te deixa mais satisfeito até a próxima refeição. Ou seja, você não irá sofrer mais no período entre o almoço e o lanche da tarde. Vamos trazer para vocês 31 snacks ricos em fibras, divididos em duas publicações: uma que já foi aoa r sábado(link) e outra que é hoje. Todos os snacks aqui presentes possuem ao menos 5 gramas de fibras, que é 20% do recomendado para o consumo diário.

1 – Queijo fetta com ameixas secas

Uma vez que você se livrar da ideia de que ameixa seca é coisa de gente velha, você vai descobrir que na verdade, elas são deliciosas e docinhas. Além do mais, ameixas secas tem uma quantidade gigantesca de fibra (12 gramas em cada copo). Coma elas naturalmente ou corte um pedaço de queijo fetta e recheie ele com ameixas secas. Fica um gosto agridoce maravilhoso.

2 – Barrinha de chocolate com feijão

Um lanchinho doce, saudável e rapidinho de fazer. Você vai precisar de uma xícara de feijão branco, cinco colheres de sopa de cacau em pó, meia colher de stevia ou açúcar demerara/mascavo, uma pitada de sal rosa, 3 colheres de sopa de óleo de coco e uma colher de chá de essência de baunilha. Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador e bata. Se a mistura estiver muito seca, adicione um pouquinho de água ou leite vegetal. Quando a pastinha ficar pronta, você pode fazer barrinhas e colocar na geladeira ou usar como cobertura para lanches, em cima de bolachas de arroz por exemplo. Um copo de feijão tem 12 gramas de fibras, então vale a pena testar.

3 – Chips de couve

Não é igual comer batata frita. Mas é mais saudável. Pré-aqueça o forno em 180 ºC. Lave e seque um punhado grande de couve e corte ela em grandes pedaço. Em uma bacia, coloque os pedaços de couve e passe óleo por cima, uma pitada de sal e pimenta. Cubra uma forma com papel manteiga e coloque a couve espalhada por ela. Coloque no forno e deixe lá até ficar bem douradinha. Tome cuidado com o forno, pois elas queimam facilmente tá?

4 – Hummus de grão de bico

Misture duas xícaras de grão de bico, 2 a 3 pedaços de gengibre, um quarto de copo de tahini, um quarto de copo de suco de limão, meia xícara de chá de páprica, três colheres de sopa de molho barbecue, duas colheres de sopa de pimenta, uma colher de sopa de vinagre branco e um pouquinho de sal. Misture tudo até se tornar um purê, que você pode comer sozinho ou acompanhado de vegeatis crus.

5 – Misturinha de lentilha

Uma receita vegana, sem glúten e sem açúcar. Perfeita não é? Coloque um copo de lentilha em uma forma com uma pitada de sal. Leve a lentilha ao forno em 180ºc por meia hora ou até que fique crocante. Pique meia xícara de damascos secos ou abacaxi seco e os passe na farinha de arroz, para que percam a textura viscosa. Misture a lentilha, as frutas e adicione meia xícara de sementes de abóbora, meia xícara de semente de girassol e meia xícara de cranberries secas. Fica deliciosooo

6 – Bolinhas de banana com cereais

Esse snack bem fácil de fazer pega a fibra de três super-alimentos: linhaça, chia e aveia. Em uma bacia misture 1 colher de sopa de mel com duas colheres de sopa de pasta de oleoginosa (você pode escolher qualquer um, amendoim também vale). Em outra bacia, misture 1 colher de sopa de aveia, meia colher de sopa de chia, meia colher de sopa de linhaça e uma colher de chá de canela. Misture uma banana amassada com a mistura da pasta, faça bolinhas e role as bolinhas na mistura feita na outra bacia. Fica uma delícia!

 

 

7 – Bolinhas de cacau com pasta de amendoim

Considerando que o combo chocolate + pasta de amendoim é o combo dos sonhos, aqui vai mais uma receita. Além do mais, você só precisa de 3 ingredientes para fazer essa delicinha. Misture 3 colheres de sopa de cacau em pó, um quarto de copo de linhaça e meio copo de pasta de amendoim. Faça bolinhas e leve ao congelador!

 

8 – Cookies de chocolate com banana e quinoa

Você vai levar somente cinco minutos para fazer essa receita. Unte com óleo de coco um recipiente que possa ser levado ao microondas. Em uma tigela pequena, misture um terço de uma banana média amassada, uma clara de um ovo, meia xícara de quinoa em flocos, uma colher de sopa de gotas de chocolate meio amargo, uma colher de sopa de nozes picadas e uma pitada de canela e noz-moscada. Despeje a mistura no recipiente untado e faça formato de bolachinhas. Coloque no micro por três minutos. Deixe esfriar e aproveite

 

9 – Brownies de feijão preto

Não, você não leu errado. É brownie de feijão mesmo! Você vai precisar de 142 gramas de feijão preto seco, duas bananas grandes, um terço de copo de agave, um quarto de coco ralado, uma colher de sopa de canela, uma colher de chá de essência de baunilha, um quarto de copo de açúcar demerara/mascavo e um quarto de copo de aveia. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com óleo de coco. Misture todo os ingredientes, menos a aveia, e coloque isso em um processador ou liquidificador. Quando a mistura estiver pronta, acrescente a aveia e despeje a massa na forma. Asse cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e aproveite!

 

Resultado de imagem para brownie de feijão

 

10 – Grão de bico tostado e apimentado

Fácil de fazer e delicioso, esse snack tem tudo para se tornar bem comum na sua rotina. Lave bem e cozinhe uma xícara de grão de bico e coloque em uma bacia. Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva, meia colher de chá de sal e meia colher de chá de pimenta. Coloque os grãos de bico sob uma folha de papel manteiga no forno e asse por cerca de 15 minutos à 210ºC. Tire do forno, balance a forma e coloque de novo, por mais quinze minutos (ou até que o grão de bico fique crocante). Meio copo de grão de bico possui 6 gramas de fibras e 6 gramas de proteínas.

 

11 – Smoothie de abóbora

Combine um copo de purê de abóbora, uma colher de sopa de mel, uma banana congelada, um copo de leite de amêndoas, duas colheres de sopa de linhaça e meia colher de sopa (para cada ingrediente) de canela, noz-moscada, gengibre e cardamomo. Misture tudo no liquidificador e delicie-se.

 

12 – Bolinhas de massa de pasta de amendoim

Moa três quartos de xícara de amendoim em um processador, até que ele se torne uma pasta. Adicione duas colheres de essência de baunilha, um quarto de xícara de agave, meia xícara de aveia, duas colheres de sopa de pasta de amendoim, um quarto de xícara de sementes de linhaça, meia colher de chá de canela, duas colheres de sopa de chia e seis figos secos. Misture tudo no processador e depois faça pequenas bolinhas

 

13 – Barquinho de abacate

Corte um abacate na metade. Remova o caroço e encha o buraquinho com salsa e queijo ralado. Além de possuir uma quantidade estelar de fibras (seis gramas em apenas metade de um abacate médio) o abacte é uma grande fonte de gordura monosaturada, que ajuda no aumento do bom colesterol e diminui as chances de um ataque cardíaco.

 

14 – Mix crocante de chocolate

Combine um copo de cereais (a sua escolha), um copo de palitinhos salgados quebrados em pedacinhos e um quarto de copo de amêndoas tostadas. Coloque por cima três colheres de sopa de chocolate meio amargo derretido. Coloque a mistura sob uma folha de papel manteiga e leve ao frezzer até ficar durinho.

 

15 – Pipoca

A pipoca é um grão que pode te deixar com mais saciedade do que outros lanchinhos mais calóricos. Tente fazer a pipoca com água ao invés de óleo na panela ou micro-ondas.

Resultado de imagem para pipoca

Gostou das receitinhas? Já pensou em fazer alguma?

Acesse nosso I Workshop do Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos.