fibras pt1 site

As coisas fluem com mais facilidade, diminui o risco de você ter diabetes ou doenças do coração, nos sentimos cheios por mais tempo. O que será esse ingrediente mágico que nos deixa com todas essas sensações? FIBRAS! Elas são essenciais para a nossa alimentação. E mais: comer bastante fibra em uma refeição deixa você mais satisfeito até a próxima refeição. Ou seja, você não irá sofrer mais no período entre o almoço e o lanche da tarde. Vamos trazer para vocês 31 snacks ricos em fibras em duas partes: uma hoje e outra quarta-feira. Portanto fique ligado e aproveite essas delícias.

1 – Smoothie de laranja e espinafre

O smoothie é uma boa substituição para o hábito de comer diversas frutas de anche. Descasque e corte uma laranja média, meia banana, um punhado de morangos, dois copos de espinafre, um terço de um pote de yogurte grego e 1 copo cheio de gelo. Coloque todos esses ingredientes em um liquidificador e bata. Pronto! Simples, prático e cheio de fibras.

2 – Torradinha de cream cheese com morango

Torre uma fatia de pão integral na torradeira. Depois que o pão estiver torrado, passe de 1 a 2 duas colheres de cream cheese light no pão e cubra com morangos por cima do recheio. O morango é cheio de fibras e ainda te ajuda a regular o intestino. Portanto, coloque quantos achar necessário, mas sem exagerar tá?

3 – Alcachofras mediterrâneas

Coe 170 gramas de alcachofras para tirar todo o líquido dela, amassando a folha para que o líquido saia. Coloque as alcachofras na bacia e misture com 1 colher de sopa de queijo cottage, umas gotinhas de limão, um pouquinho de azeite de oliva e algumas pimentinhas para tempero. Essas 170 gramas tem mais de sete gramas de fibras, além da alcachofra ser rica em vitamina C.

4 – Mingau de aveia

A aveia é rica em fibras e um mingauzinho é a melhor coisa!! Coloque 200 ml de água ou leite vegetal em uma panela com 200 gramas de aveia e uma bananinha amassada. Misture tudo e deixe ferver até ficar cremosinho. Quando colocar na tigela pra comer, cubra com canela. Fica uma delícia!

mingau

5 – Maça recheada com aveia

Esse prato é BB: Bom e Bonito. Cozinhe um copo de aveia em flocos em 3 copos de água. Mexa bastante e coloque uma pitada de canela e uma pitada de noz-moscada. Você também pode adicionar uma colher de chá de mel, se quiser. Baixe o fogo e deixe a aveia cozinhar por cerca de 20 minutos, em panela tapada. Quando estiver pronto, sirva dentro de uma maça oca. Você pode deixar a maçã mais molinha colocando ela no micro-ondas. Se tiver tempo, recheie as maças com a mistura e coloque no forno por 10 minutos a 180 ºC ou até as maçãs dourarem

6 – Batata doce frita

É o mesmo processo para fazer a batata inglesa frita. Corte a batata doce em tirinhas e frite no olho (de coco, preferencialmente) ou na air-fryer. E a melhor coisa sobre esse snack é que, além de a batata doce ser mais saudável que a batata inglesa, uma batata doce média contém mais potássio que uma banana, além de possuir cerca de cinco gramas de fibra.

7 – Pêra e queijo cottage

Descasque uma pêra e corte ela no meio, no sentido vertical. Passe queijo cottage nela, na parte que é voltada para o meio da fruta e coloque um pouquinho de canela por cima. Uma pêra de tamanho médio possui seis gramas de fibra!

8 – Húmus de vagem

O húmus é uma grande fonte de proteína e fibras. Ferva dois copos de água e adicione um copo e meio de vagens congeladas (100 gramas de vagem contem 3,5 gramas de fibras!). Cozinhe por cinco minutos, tire a panela do fogo e coe. Adicione um quarto de copo de tahini, meia colher de sopa de raspas de limão, um pedacinho de gengibre, uma pitada de sal e um quarto do copo de suco de um limão. Misture todos os ingredientes em um processador. Adicione um pouquinho de azeite de oliva no final e sirva a mistura em cima de torradinhas ou com vegetais cortados, como pepino e cenoura.

9 – Dips de yogurte com abóbora

A abóbora é uma comida cheia de beta carotina (essencial para a saúde dos olhos e da pele) e é um dos alimentos mais fáceis de retirar fibras das suas propriedades. Amasse meio copo de abóbora, fazendo um purê. Misture o purê com meio copo de iogurte grego light, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de essência de baunilha, canela e noz-moscada a gosto. Coma como se fosse um patezinho juntamente com maçã cortada ou bolachinhas de arroz.

10 – Bites de quinoa

A quinoa é um do alimentos mais rico em fibras que existe. Essa receitinha de bites de quinoa é maravilhosa! Você vai precisar de dois terços de uma xícara de quinoa, duas xícaras de caldo de vegetais, duas xícaras de feijão preto cozido, de 10 a 15 folhas de manjericão picadas, meia colher de chá de orégano, meia xícara de salsinha picada, 160 ml de pasta de tomate, um sachê de stevia ou uma colher de sopa de açúcar demerara/mascavo, alho e sal a gosto. Ferva o caldo de legumes em uma panela em fogo alto. Adicione a quinoa, tampe e cozinhe por 20 minutos. Espere a quinoa absorver todo o líquido, só assim ficará pronto. Quando ela absorver o líquido, deixe esfriar de lado. Enquanto a quinoa esfria, amasse o feijão em uma bacia. Adicione o restante dos ingredientes, incluindo a quinoa. Amasse bem com as mãos a mistura e forme pequenas bolinhas, como se fossem almôndegas. Asse as bolinhas no forno pré-aquecido a 210 ºC sob papel manteiga ou forma untada. Deixe 15 minutos cada lado as bolinhas e depois disso está pronto!

 

bites de quinoa

11 – Bolachinhas de arroz com pasta de amêndoas e sementes de abóbora

Pegue bolachinhas de arroz e cubra com pasta de amêndoas (pasta de amêndoas é muito mais saudável e nutritiva que pasta de amendoim). Para ter mais fibras ainda, adicione algumas sementes de abóbora por cima. As sementes são uma grande fonte de magnésio,  bom para os seus ossos! Além disso, meio copo de sementes tem cerca de 14 gramas de fibras!

12 – Bolinho de banana e aveia

Misture 4 claras com duas bananas amassadas, 4 colheres de aveia, uma colher de chá de açúcar demerara e canela a gosto. Adicione uma colher de chá de fermento e coloque em forminhas de silicone no forno pré-aquecido a 180 ºC

13 – Bites de chocolate

Para um lanche cheio de fibras combine um copo de farelo de cereal (que contém 20g de fibra), meio copo de amêndoas e 4 pedacinhos de chocolate meio-amargo derretido. Misture tudo e faça pequenas bolinhas. Coloque sob papel manteiga e leve ao freezer.

14 – Bolinhas de linhaça apimentadas

A linhaça é uma grande fonte de fibras e ômega-3. Coloque um copo de amêndoas em um processador até que se torne uma pasta. Adicione meio copo de linhaça, meia xícara de passas, um quarto de xícara de damascos secos picados, um quarto de xícara de coco ralado, uma colher de chá de canela, uma pitada de noz-moscada e gengibre em pó. Bata tudo novamente no processador. Se for necessário, adicione um pouquinho de água. Faça bolinhas com a mistura, as enrole em plástico filme e leve ao freezer.

15 – Picolés de berrys

Junte uma xícara e meia de berrys (amoras, morangos, mirtilos, etc.), um punhado de manjericão fresco, meio quarto de xícara de mel e o suco de um limão em um liquidificador ou processador. Bata bem a mistura e as coloque dentro de forminhas de picolé no congelador.

picolé de cereja

Acesse o nosso I Workshop do Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos.