Já publicamos aqui algumas técnicas de yoga para quem sofre de insônia. Mas, na outra ponta, também existem pessoas que têm grande dificuldade para acordar de manhã, principalmente quando é preciso acordar cedo.

Nem sempre esse problema está associado ao ciclo vivido por muita gente de dormir tarde e acordar cedo. A dificuldade de levantar da cama pode estar relacionada com vários fatores como doenças, o funcionamento do cérebro e a emissão de determinados hormônios ou neurotransmissores e até mesmo o lugar onde você mora.

Seja qual for o caso, a yoga pode ajudar muito na hora de acordar, com exercícios simples e práticos para serem feitos ainda na cama e que contribuem para dar aquela esticada no corpo, ativar o funcionamento e estimular os músculos. O motivo é que, combinando respiração e alongamento, os músculos – que estavam relaxados – vão se adaptado gradativamente à rotina de atividades.

A respiração oxigena o corpo todo, incluindo sangue e cérebro, ativando também os batimentos cardíacos, uma carga de energia. E a concentração ajuda a organizar os pensamentos, a pensar no dia com mais clareza e a reduzir a ansiedade.

Vamos à prática?

1 – Alongamento

Esse alongamento pode ser feito ainda deitado, mas, se for possível sentar, os efeitos para a coluna serão potencializados. Estique os braços lentamente para acima até que as mãos se encontrem num movimento de inspiração ao subir dos braços e expiração ao descer. Mantenha as mãos unidas acima da cabeça por alguns segundos e desça lentamente soltando o ar.

2 – Torção deitada

Deite sem o travesseiro. Estique os braços e mantenha-os abertos. Com a coluna reta, dobre levemente os joelhos e gire-os para um lado e para o outro. Se os joelhos estão para a esquerda, a cabeça gira para a direita e vice-versa. Mas atenção: o movimento deve ser feito lentamente e joelhos e cabeça devem se manter parados por alguns segundos nos lados opostos. O tempo é você quem determina e pode iniciar de forma gradual, de acordo com o que o seu corpo suporta. Importante lembrar de sincronizar inspiração/expiração com os movimentos.

3 – Abraçar os joelhos

Estique o corpo novamente na cama com a coluna reta e traga os joelhos o mais próximo possível do seu peito abraçando-os. Para facilitar, entrelace seus pés. Mantenha o abraço por alguns segundos voltando a se esticar em seguida. Repita quantas vezes achar necessário. E não custa lembrar: sincronia com a respiração, hein?

4 – Relaxamento

Ué! Relaxar quando acabou de acordar? Sim! Isso é importante, revigorante e indicado até porque você acabou de se exercitar. E dormir não é necessariamente significado de relaxamento. Às vezes temos sonhos ruins que nos deixam tensos ou uma rotina que interfere na qualidade do sono. Além disso, os minutinhos de relaxamento combinados com respiração também irá ajudar muito na oxigenação. E, por fim, a concentração contribui para o dia começar com uma mente mais tranquila e ideias mais arejadas. Para isso, basta deitar com o corpo esticado e se concentrar na própria respiração. Três minutos é suficiente, mas o tempo é você que estipula.

Pronto! Agora é sair da cama e começar seu dia.

Você tem alguma técnica especial para melhorar as suas manhãs? Que tal dividir com a gente?