*Por Leo Babauta.

Breve introdução: Este é o primeiro se uma série de dez posts com as melhores dicas para impulsionar a produtividade de qualquer pessoa – pequenos truques para fazer com que se chegue ao ápice da produtividade. Depois dos dez posts, será feito um último para repassar tudo o que vimos até aqui.

 

Dica de Produtividade n. 2: Faça as coisas mais difíceis primeiro

Você sabe exatamente quais são as tarefas mais complicadas. O que você andou ignorando mas sabe que precisa fazer? Muitas vezes, as coisas que ignoramos são aquelas que nós não precisamos fazer, mas acabam se tornando coisas que DEVEMOS fazer. Estas são suas tarefas mais difíceis.

Elas devem ser as primeiras a serem concluídas, ainda no começo do dia.

Está atrasando aquele relatório? Então que tal dar um fim nele ainda de manhã e sentir aquela sensação de alívio?

Se você não sabe quais são essas tarefas, apenas dê uma rápida olhada em sua agenda: elas são as que estão a mais tempo lá marcadas mas completamente paradas. Se alguma delas parecer algo que você realmente deve fazer, sem desculpas, comece por ela.

Terminar pelo menos uma destas tarefas ao longo do dia dá um boost em seu ânimo e te ajuda a manter o ritmo de produção que você precisa para seu trabalho, tirando um enorme peso das costas e ajudando seu psicológico.

Uma vez terminadas as tarefas difíceis, você pode tirar um tempo para si e para as tarefas que mais gosta (isso pode incluir, por exemplo, checar seu e-mail ou atualizar seu blog). Você vai poder respirar fundo e aproveitar a bênção de um trabalho bem feito.

 

Fonte da imagem: rawpixel/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org